Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Câncer de mama


É o tipo de câncer que mais acomete mulheres ao redor do mundo, além de ser a segunda maior causa de morte de mulheres no Brasil. O câncer e mama é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células, que resultam no aparecimento dos tumores.

Causas
As pessoas precisam ficar atentas a alguns fatores de risco que podem aumentar a chance do desenvolvimento do câncer de mama. Entre eles o histórico familiar, quando parentes já apresentaram a doença, menstruação precoce, mulheres entre 40 e 69 anos, colesterol, obesidade, ausência ou gravidez tardia e reposição hormonal.

Sintomas
Geralmente, o câncer de mama não apresenta sintomas na fase inicial e quando se torna perceptível ao toque, já está em um tamanho avançado. Por isso é fundamental a realização de exames preventivos, como mamografia, para o diagnóstico precoce.
É preciso se atentar a sintomas como alteração da mama e mamilos, vermelhidão, secreção escura e nódulos na axila.

Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de mama só pode ser realizado por meio de biopsia do tecido afetado, feita a partir do momento que é detectada uma alteração suspeita no paciente.

Prevenção
A realização do autoexame e de exames periódicos são as melhores formas de prevenção do câncer de mama.

Tratamento
O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapia alvo. A escolha de um ou da combinação deles levará em conta a idade, a agressividade e tamanho do tumor e o impacto que terá na qualidade de vida do paciente.