Um estudo realizado nos Estados Unidos, pela Fundação Russel Sage, com mais de 18 mil crianças, acompanhadas desde o jardim da infância até o fim do segundo grau, revelou que elas ganharam mais peso durante as férias.

A pesquisa relatou que nas férias o número de crianças com sobrepeso passou de 23,3% para 28,7% e o de obesas evoluiu de 8,8% para 11,5%. Já durante o período escolar, a prevalência de sobrepeso não aumentou e a obesidade chegou a cair modestamente (0,1% por mês).

A explicação levantada pelo estudo para o aumento da obesidade infantil durante o período é que nas férias as crianças dormem menos e passam mais tempo assistindo televisão e jogando em computadores, videogames e celulares.

COMO EVITAR
Pequenas atitudes podem ajudar a manter os seus filhos no peso ideal. Confira algumas sugestões do que pode ser feito:

– Proporcione uma quantidade adequada de sono por dia. Para crianças até 12 anos, o ideal é entre 10 e 11 horas de sono. Já os adolescentes devem dormir aproximadamente 9 horas.
– Evite alimentos industrializados, fast-food e refrigerantes. Nos lanches, opte por sucos naturais, frutas, iogurtes e pães integrais.
– Estimule brincadeiras para as crianças que envolvam alguma atividade física, como pega-pega e esconde-esconde.