Hoje é o Dia Nacional da Imunização. Data pouco lembrada, mas muito importante para a evolução da saúde mundial. Com as campanhas de vacinação, foi possível a controle e até mesmo a erradicação de diversas doenças como a varíola, poliomielite, sarampo, caxumba, entre outras.

39

Nosso país possui um dos melhores programas públicos de imunização, com vacinas que são referência para os demais países. Além do calendário normal de vacinação, existem no Programa Nacional de Imunizações vacinas contra pneumonia, meningites, hepatites e gripe.

Mesmo com todo o avanço alcançado com a imunização, ainda registramos mortes e sequelas causadas por doenças que podem ser prevenidas pelas vacinas. A melhor maneira de evitar determinadas doenças contagiosas é manter sua carteirinha de vacinação atualizada. A vacinação não é exclusividade de bebês e crianças. Hoje em dia, adolescentes, jovens, adultos e idosos possuem programas de imunização específicos para eles.

Cuide de sua saúde e da saúde de sua família! Vacine-se e mantenha sua saúde em dia. Consulte sempre seu médico, ele é o melhor profissional para orientá-lo. #dianacionaldaimunização