Frente à crise hídrica enfrentada atualmente pelo Estado de São Paulo, a Eurofarma está disponibilizando água de reuso para doação para empresas e instituições interessadas. São mais de 240 mil litros tratados por dia que podem ser utilizados em diversas funções que não necessitam de água potável, como limpeza em geral, manutenção de pisos, jardinagem, só não sendo indicada para consumo.

28

A companhia atua na gestão e consumo consciente dos recursos naturais e, desde 2005, quando teve início as atividades de sua maior planta fabril, entrou em operação a ETE – Estação de Tratamento de Efluentes – do Complexo Industrial de Itapevi, localizada no município de Itapevi, a menos de 40 km da capital paulista. A ETE trata 100% dos efluentes gerados na unidade, o que resulta em 240 mil litros diariamente. Parte desse recurso é utilizado internamente e outra parte segue como doação para parceiros, entre eles prefeituras, construtoras, aterros sanitários. Já a unidade de Ribeirão Preto, disponibiliza outros três mil litros de água para reuso todos os dias.

As instituições interessadas em receber a doação precisam entrar em contato com a área de Meio Ambiente da Eurofarma pelo e-mail meioambiente@eurofarma.com.br ou pelo telefone e (11) 4144-9766.

Contribuir para o crescimento sustentável e compartilhar suas práticas com a sociedade fazem parte da missão da Eurofarma. Não há limite de volume por empresa, basta que a companhia disponibilize um caminhão pipa exclusivo para água de reuso e se responsabilize pelos custos da retirada.

Além da ETE, fazem parte do Plano Diretor de Sustentabilidade da Eurofarma outras iniciativas como reutilização de resíduos, coprocessamento dos resíduos perigosos em parceria com a indústria cimenteira, consumo de energia renováveis e com baixo potencial de emissão de gases de efeito estufa (fotovoltaica, eólica e gás natural), política para priorização do consumo de etanol nos veículos dos colaboradores que atuam na força de vendas, reciclagem da maior parte dos resíduos produzidos pela empresa (e a destinação da verba obtida nesse processo para projetos sociais) entre outros.