Mamografia: quando deve ser realizada

A detecção precoce é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama

Publicado em: 20 de outubro de 2015  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e pode se manifestar de diversas formas1. A detecção precoce é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama, e realizar a mamografia periodicamente também é uma forma importante de prevenção2. Para as mulheres da população geral, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente. Porém, aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), devem tomar um cuidado extra e começar a realizar a mamografia dez anos antes do caso mais precoce entre parentes que tiveram a doença.

A mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida em um aparelho de raio X conhecida como mamógrafo, que pode detectar alterações na mama, como nódulos e microcalcificação. Vale lembrar que a mamografia não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Nesse caso, a realização de ultrassonografia é o mais indicado2.

Como minimizar o desconforto no momento do exame? Essas são as dicas1,2:

  • Se possível, evite agendar o exame para um pouco antes ou logo depois do período menstrual, quando os seios estão mais propensos a ficarem doloridos;
  • Se você tem implantes de silicone, não deixe de avisar a quem irá fazer o exame;
  • Vista uma roupa composta por duas peças separadas (calça e blusa). Assim, será preciso tirar apenas a parte de cima para fazer o exame;
  • No dia do procedimento, não use hidratante, desodorante, perfumes ou qualquer outro produto na área das axilas e seios;
  • Ao realizar o exame em um novo local, leve consigo exames antigos ou peça ao centro de diagnósticos que costumava usar para enviar os filmes com os exames antigos ao novo local.

Um dos resultados do exame mamográfico é a indicação da categoria BI-RADS (um sistema de padronização de laudos) que o nódulo se encontra, sendo 0 para inconclusivo e 6 para certeza de risco de malignidade causadas por câncer de mama3 - e somente um médico é capaz de ler corretamente o resultado dos exames (mesmo que você o tenha em mãos).




Fontes: 1. Autocuidado, Detecção Precoce e Redução de Risco. Femama. Último acesso em 29 de junho de 2021. 2. Antes do Câncer. Femama.  Último acesso em 29 de junho de 2021. 3. Entenda a mamografia. Femama. Último acesso em 29 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?