O que é a Atenção Farmacêutica?

O farmacêutico é muito mais que o profissional que vai buscar seu pedido atrás do balcão

Publicado em: 19 de dezembro de 2016  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A atuação do farmacêutico está muito além do mero assistente que pega uma receita e vai procurar o medicamento atrás do balcão. Existe um conceito chamado Atenção Farmacêutica, que consiste na prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é o compêndio das atitudes, dos comportamentos, dos compromissos, das inquietudes, dos valores éticos, das funções, dos conhecimentos, das responsabilidades e das habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente1

O termo, nascido na língua inglesa, Pharmaceutical Care, surgiu em 1990, como uma definição de uma nova filosofia de prática farmacêutica2. O profissional farmacêutico tem então a função de orientar o cliente/paciente da forma correta de usar o medicamento, seja para qual tratamento, sua dosagem, frequência, armazenamento, efeitos colaterais, interações, ou seja, a correta forma de usar o insumo. Às vezes uma breve conversa com o farmacêutico pode apontar um tratamento mais eficaz - afinal, a resolução resolução nº 586/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que ele pode prescrever medicamentos que não exijam prescrição médica. Essa interação direta com o farmacêutico esclarece dúvidas e traz mais segurança ao paciente.  

Vale não confundir com outro termo semelhante, e até parceiro em ações que beneficiam o paciente, o da Assistência Farmacêutica: segundo a resolução nº 338 de 6 de Maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde, é o conjunto de ações que promovem, protegem e recuperam a saúde, tanto individual quanto coletiva, em que o medicamento é o insumo essencial3. Da mesma maneira, há ações voltadas para o acesso ao medicamento e seu uso racional. Assim, envolve a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos. Além disso, a seleção, dispensação e demais processos posteriores para a otimização do seu uso3.   

botao-material-completo

 

Fontes: 1. Organização Mundial da Saúde sobre a Atenção Farmacêutica. 2. Implementação da Atenção Farmacêutica para pacientes. Revista do Conselho Federal de Farmácia. Último acesso em 10 de junho de 2021. 3. Resolução do Ministério da Saúde de 2004 sobre a Assistência Farmacêutica. Último acesso em 10 de junho de 2021



Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?