Hipertensão arterial
A hipertensão arterial já é considerada um problema de saúde pública  no Brasil, além de ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Ouvir o texto Parar o Audio
Dicionário da Saúde  |  Por: Eurofarma Laboratórios

Hipertensão Arterial






Comumente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial já é considerada um problema de saúde pública no Brasil, além de ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Causas
São diversas as causas da hipertensão arterial. Entre as mais comuns estão doenças das glândulas (endócrinas), dos rins e do sistema nervoso, gravidez e uso de determinados medicamentos.

Sintomas
Geralmente, os pacientes não apresentam sintomas logo no início. Com o passar do tempo os mais comuns são: dor de cabeça, enjoo, falta de ar, visão turva, desmaios e palpitações.

Diagnóstico
O diagnóstico da hipertensão é simples, feito pela medida da pressão arterial em uma visita ao médico.

Prevenção
Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenção da doença: não exagerar no sal, não fumar, praticar exercícios físicos, entre outros.

Tratamento
Além da prevenção, a hipertensão arterial pode ser tratada com medicamentos, principalmente diuréticos, betabloqueadores e vasodilatadores.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar