Publicado em: 12 de julho de 2012  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
A indústria brasileira, empenhada com o compromisso do desenvolvimento sustentável e com a diminuição do impacto ambiental e social de suas atividades, se reuniu durante a Rio +20 para avaliar a trajetória do setor e sinalizar os desafios para o futuro.

O Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu representantes dos 16 setores industriais do país e elaborou um documento que reúne iniciativas sustentáveis adotadas por diversas companhias.

Paralelamente ao evento da CNI, o Instituto Ethos apresentou o documento “Compromissos e demandas para a construção do futuro que queremos”, que apresenta uma lista de boas práticas que devem ser incorporadas à cultura das empresas.

A Eurofarma, empresa farmacêutica há 40 anos no mercado, aderiu a esse movimento do Instituto Ethos e assinou o documento. Há anos a empresa adota uma série de medidas que visam não apenas o uso responsável dos recursos naturais, mas principalmente diminuir o impacto ambiental de suas atividades e contribuir com o desenvolvimento social das comunidades do entorno de suas plantas.

Muitas propostas inseridas nos documentos da CNI e do Instituto Ethos já fazem parte da rotina da Eurofarma. Entre elas, descartar os medicamentos da maneira adequada, a fim de evitar a contaminação do solo e de lençóis freáticos com substâncias nocivas. Antecipando-se à legislação, a Eurofarma criou o programa Descarte Correto de Medicamentos em 2010. Desde então, cerca de 6,5 toneladas de resíduos considerados agressivos ao meio ambiente foram enviados ao seu destino correto.

No quadro abaixo, é possível conhecer outras práticas realizadas pela Eurofarma e que estão em linha com as propostas discutidas na Rio+20:

1nformações para a imprensa: G&A RP Caroline Justo | Robinson Machado 3065-3046 | 3065-3045 carolinejusto@gaspar.com.br | robinson@gaspar.com.br