Eurofarma investe em projetos sociais na área de educação e já beneficiou mais de 1.000 crianças e jovens
Publicado em: 17 de março de 2009  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
São Paulo, 17 de março de 2009 – Utilizar a educação como elemento transformador para a construção de um futuro sustentável. Este é o objetivo do Instituto Eurofarma, oscip fundada pela Eurofarma Laboratórios, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, e que empreende esforços e investe em ações que visam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Entre os projetos da empresa o “De Mãos Dadas com a Escola”, que distribui kits de material escolar e realiza reembolso de livros e apostilas para filhos de colaboradores e prestadores de serviços com idades entre 4 e 14 anos, comprovadamente matriculados no ensino regular, é destaque.

Anualmente, a Eurofarma faz um levantamento para conhecer o índice de filhos de colaboradores e prestadores de serviço que estão dentro da faixa etária proposta. Mapeia ainda os que realizaram matrícula no ensino regular ou se encontram fora da escola. Os recursos para a compra dos kits e os reembolsos de despesas com material escolar são acumulados no ano anterior e são provenientes da venda do resíduo sólido reciclado gerado pela empresa. Como o valor sempre é menor do que o necessário, a Eurofarma complementa a diferença.

“O projeto nos permite conhecer, dialogar e sensibilizar colaboradores e prestadores de serviços internos sobre a importância de manterem seus filhos freqüentando a escola. Além disso promove a conscientização para a necessidade da coleta seletiva, reciclagem do lixo e preservação ambiental”, afirma Neide Rocha, gerente de responsabilidade social corporativa da Eurofarma. De acordo com a executiva, a Eurofarma acredita que a educação é o caminho que pode levar o Brasil a uma realidade melhor. “Temos como objetivo contribuir para o desenvolvimento das comunidades e a formação de jovens cidadãos, por meio da educação, motivando-os na busca de um futuro melhor”, comenta a gerente.

Desde 2006, a empresa mantém o Instituto Eurofarma, que concentra a administração dos recursos aplicados nos projetos sociais da empresa. Com o objetivo de aumentar o número de beneficiados e lançar novos programas, os recursos destinados aos projetos sociais do Instituto têm crescido ano a ano e, em 2009, deve apresentar um incremento de 25% em relação ao valor investido no ano anterior.

Instituto Eurofarma

O Instituto Eurofarma é uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público responsável pelo desenvolvimento, implantação e apoio a projetos sociais em benefício da população do entorno das fábricas da Eurofarma, em São Paulo (SP) e Itapevi (SP). A entidade atua em três frentes: formação profissionalizante, educação complementar e formação de pessoas com deficiência. A criação do Instituto em 2006, junto ao primeiro Relatório Anual da empresa, representou um importante passo na consolidação das ações corporativas da Eurofarma. Em maio de 2009, o Instituto Eurofarma completará três anos de ação e atualmente contempla cinco projetos.

Na área de educação profissionalizante, o projeto Inclusão Digital, lançado em 2007, com parceria técnica do Senac São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é voltado a jovens de 12 a 18 anos, filhos de colaboradores, prestadores de serviços e alunos das escolas públicas do bairro de Jurubatuba, São Paulo. O projeto oferece conhecimento em informática, cidadania e empreendedorismo para contribuir com o preparo dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Somente em 2007, foram 140 alunos matriculados. Na área de formação profissionalizante, o Centro Eurofarma de Enfermagem (CEE), lançado em 2004, desenvolve cursos de capacitação em Técnico de Enfermagem e promove a inclusão no mercado de trabalho de jovens de diversas comunidades de baixa renda, com idades entre 17 e 21 anos e ensino médio concluído. O programa, com duração de 2 anos e meio, conta com a parceria do Senac e formou suas primeiras turmas em 2007. As instalações do CEE localizam-se na Unidade Interlagos I da Eurofarma, em São Paulo. Em 2007, 124 alunos foram matriculados. O projeto tem diferenciais importantes que garantem a disponibilização de uma mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Para a inserção dos formandos no mercado formal, algumas parcerias foram firmadas entre o Instituto Eurofarma e hospitais. O Hospital São Luiz é um bom exemplo de instituição que absorve parte desta mão de obra. Ainda neste contexto, novos parceiros importantes tem se aproximado do Instituto e ressaltado o interesse nos formandos, como Hospital Samaritano e 9 de Julho.

Também na área de educação, o Instituto Eurofarma atua com outros dois projetos: Educar para Reciclar e Matéria Prima. Com cunho sócio-ambiental, o Educar para Reciclar é realizado desde 2005 em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Itapevi (SP). O projeto promove a educação ambiental dos alunos de 15 escolas municipais selecionadas e sensibiliza as famílias e comunidades da região da importância da coleta seletiva como fonte de geração de renda. As escolas recebem do Instituto Eurofarma um aporte no mesmo valor da quantia arrecadada com a venda mensal de material reciclável e as escolas, com o recurso, promovem melhorias em benefício dos próprios alunos. O total de beneficiários com o projeto chegou a aproximadamente 18 mil pessoas em 2007. Já no Matéria Prima, programa de educação complementar para alunos do ensino fundamental das escolas públicas do município de Itapevi (SP), o principal objetivo é oferecer oportunidades e promover o desenvolvimento social e a formação da cidadania de crianças, suas famílias e a comunidade em geral. Entre as atividades ministradas estão música, teatro, dança e informática. Este projeto conta com a parceria do Instituto Aryran e atende 120 crianças com idade entre 7 e 14 anos.

Na área de formação de pessoas com deficiência, o Instituto Eurofarma trabalhou, entre 2001 e 2008 com apoio financeiro aos projetos da ADD - Associação Desportiva para Deficientes, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com o desenvolvimento de pessoas com deficiência física e que tem como missão promover a reabilitação física e psicológica dos deficientes e sua reintegração à sociedade. Na ADD, os recursos que foram repassados pelo Instituto Eurofarma focaram projetos de geração de renda e de formação profissionalizante e beneficiaram, em média, 250 portadores de deficiência.

Outras iniciativas

Além dos projetos do Instituto, a Eurofarma contribui com iniciativas que visam transformar o presente para possibilitar um futuro mais promissor a muitos brasileiros. A empresa expandiu sua participação no Mc Dia Feliz, uma das mais importantes campanhas de combate ao câncer infanto-juvenil. Em 2008, a Eurofarma distribuiu 12 mil tíquetes – 20% a mais que no ano anterior – para colaboradores e alunos da rede pública no entorno de suas fábricas em São Paulo (SP) e Itapevi (SP). Com isso, milhares de crianças da rede pública do ensino fundamental puderam participar da ação solidária promovida pelo Instituto Ronald Mc Donald. A Eurofarma apóia financeiramente este projeto desde 2005.

Junto à Fundação Abrinq, que trabalha pela defesa da cidadania da criança e do adolescente, a Eurofarma contribui mensalmente com o programa Nossas Crianças. O investimento da empresa viabiliza o atendimento de 5 mil crianças e adolescentes. Também por meio da Eurofarma, é feito o apoio ao Instituto Ingo Hoffmann que atua em prol do combate ao câncer, projeto que já beneficiou diretamente mais de 120 famílias.

O Centro Comunitário Jardim Autódromo, instituição sem fins lucrativos que atua na melhoria das condições de vida da população de baixa renda da zona sul de São Paulo, também recebe contribuição financeira do Instituto Eurofarma para a realização de suas atividades.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescri- ção Médica (Farma), Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária) . A Eurofarma produz uma média de 150 milhões de unidades (caixas) por ano e possui 5 plantas em operação. A empresa, que iniciou suas atividades com a fabricação de medicamentos para terceiros, anos mais tarde passou a atuar no mercado fabricando e comercializando medicamentos próprios, destinados à saúde humana e animal. Atualmente, a Eurofarma conta com a maior equipe de propaganda médica do Brasil, com cerca de 2 mil integrantes que realizam 480 mil contatos médicos por mês. Em 2008, pelo 5º ano consecutivo, a empresa esteve entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você SA e, pelo terceiro ano obteve a maior pontuação em seu setor, sendo reconhecida como a Melhor Indústria Farmacêutica do País, com a visão de cobrir 90% do mercado latino-americano e garantir uma forte presença regional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplicará em algumas vezes sua atual capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, favor acessar www.eurofarma.com.br.

Informações à imprensa: Gaspar&Associados Comunicação Empresarial Thais de Araujo / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 thais@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br