Queda na temperatura contribui para o aumento da incidência de caspa
Publicado em: 27 de maio de 2009  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
São Paulo, 27 de maio de 2009 – Gripe, olho seco, asma e rinite alérgica não são as únicas doenças típicas das estações mais frias do ano. A queda da temperatura, que ocorre no outono e no inverno, traz também o aumento da incidência da dermatite seborréica, conhecida por muitos como caspa ou seborréia.

A doença consiste em uma alteração crônica, inflamatória e escamosa da pele, que frequentemente afeta o couro cabeludo nas áreas onde há maior presença de glândulas sebáceas. Apesar de as causas serem desconhecidas, a oleosidade excessiva e a presença do fungo Malassezia, que se desenvolve na superfície da pele alimentando-se de componentes do sebo, têm um papel preponderante no desenvolvimento da doença.

Lesões avermelhadas, coceira e descamação no couro cabeludo em pequenos fragmentos, popularmente conhecida como caspa, são alguns dos sintomas da dermatite seborréica.

De acordo com a dermatologista Dra. Nara Fugimoto (São Paulo), apesar da doença não ter cura, algumas recomendações podem contribuir para o controle da dermatite seborréica. “A caspa não é sinal de falta de higiene e pode ser controlada com produtos específicos, por isso, recomendo que o paciente procure o seu dermatologista, que poderá lhe indicar o tratamento adequado”, explica a médica.

Algumas atitudes como evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, não tomar banhos muito quentes, retirar completamente o shampoo e o condicionador dos cabelos ao lavar a cabeça e controlar o stress físico e mental podem ajudar no controle da doença.

Tratamento

De acordo com especialistas, não há tratamento para a cura definitiva da dermatite seborréica e, nos casos mais comuns, o controle da doença é realizado com shampoos.

A Eurofarma, em parceria com o laboratório francês BIODERMA, dedicado à pesquisa na área de dermocosméticos, trouxe da França o shampoo NODÉ DS+ com a patente DSactiv, o qual já é comercializado com sucesso em mais de 30 países.

NODÉ é o primeiro shampoo anticaspa que atua sobre o fungo “malassezia” e sobre o meio onde ele vive: o sebo. Com isto, previne o retorno da doença/ recidiva. NODÉ oferece completa ação na dermatite seborréica – age na causa e nos sintomas eliminando a coceira, vermelhidão e a caspa. O produto também possui características cosméticas visíveis para quem o utiliza, proporcionando suavidade e brilho ao cabelo, sem ressecar os fios e com uma fragrância leve e refrescante.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescri- ção Médica (Farma), Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária) . A Eurofarma produz uma média de 150 milhões de unidades (caixas) por ano e possui 5 plantas em operação. A empresa, que iniciou suas atividades com a fabricação de medicamentos para terceiros, anos mais tarde passou a atuar no mercado fabricando e comercializando medicamentos próprios, destinados à saúde humana e animal. Atualmente, a Eurofarma conta com a maior equipe de propaganda médica do Brasil, com cerca de 1.800 propagandistas que realizam mais de 450 mil contatos médicos por mês. Em 2008, pelo 5º ano consecutivo, a empresa esteve entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você SA e, pelo terceiro ano, obteve a maior pontuação entre as farmacêuticas. Com a Visão de cobrir 90% do mercado latino-americano e garantir uma forte presença regional, o Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplicará em algumas vezes sua atual capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, favor acessar www.eurofarma.com.br.

Informações à imprensa: Gaspar&Associados Comunicação Empresarial Thais de Araujo / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 (11) 9137-0064 thais@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br