Acidente vascular cerebral
Acidentes vasculares cerebrais são as principais causas de morte e incapacidade no mundo.
Ouvir o texto Parar o Audio
Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Acidente vascular cerebral






Essa é uma das principais causas de mortes e incapacidade no mundo e é caracterizado por um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando dor de cabeça, perda de visão, instabilidade e paralisia, entre outros sintomas. De acordo com o levantamento feito pelo IBGE, 1,5% dos brasileiros maiores de idade, o que corresponde a 2,2 milhões de pessoas, referiu diagnóstico desse problema, que também é conhecido como AVC e derrame.

Causas
O acidente vascular cerebral pode ser hemorrágico (rompimento de artéria ou vaso sanguíneo) ou isquêmico (falta de circulação de sangue em alguma área do cérebro). As causas do problema são diversas e podem variar de paciente para paciente. Herança genética, idade, hábitos de vida (como tabagismo e sedentarismo) contribuem para o aparecimento do AVC.

Sintomas
Sensação de formigamento na face, alteração na fala, dor de cabeça, instabilidade e perda da visão de um olho e da força na face.

Diagnóstico
O paciente precisa estar atento aos sinais do AVC. Quanto antes for realizado o diagnóstico, melhores são as chances de amenizar as sequelas. Avaliação médica e alguns exames são utilizados para comprovar a ocorrência do problema.

Prevenção
A idade, raça, sexo e constituição genética são fatores de risco para o AVC. Estilo de vida saudável e controle de doenças como hipertensão e diabetes contribuem para a prevenção do problema.

Tratamento
O tratamento do AVC é de reabilitação do paciente e deve ser analisado caso a caso. Geralmente engloba uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como fisioterapeutas, médicos, psicólogos, etc.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar