Depressão

Caracterizada pela alteração do humor, o paciente sente-se triste, cansado e desanimado, podendo se manifestar em qualquer período da vida.

Ouvir o texto Parar o Audio

A depressão é um transtorno psíquico, já conhecida como o mal do século. É caracterizada pela alteração do humor, fazendo com que o paciente apresente sintomas como tristeza constante, cansaço e desânimo. Pode se manifestar em qualquer período da vida, atingindo desde crianças até idosos¹. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno no mundo².

A depressão interfere na rotina diária, atrapalhando os estudos, o trabalho, interferindo no sono e nos diversos aspectos da vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos e, por isso, buscar ajuda profissional é muito importante².

Teste “Seus conhecimentos sobre depressão” neste quiz

Causas

Alguns fatores que podem desencadear a depressão, sendo¹: 

  1. A deficiência de neurotransmissores, responsáveis pela regulação da atividade motora, do apetite, sono e humor, como a noradrenalina, serotonina e a dopamina. 
  2. O componente genético pode ser uma das causas.
  3. Situações de estresse podem desencadear episódios depressivos em quem tem predisposição.

Sintomas³

Muitos são os sintomas da depressão. Por isso, é importante observar a continuidade desses sintomas e procurar ajuda profissional. Casos momentâneos de desânimo podem não configurar uma depressão. Os principais e mais comuns são: ansiedade, angústia, irritabilidade, desânimo, cansaço, apatia, medo, insegurança, pessimismo, baixa autoestima, insônia, incapacidade de sentir prazer em atividades antes agradáveis, falta de apetite sexual, entre outros. 

Diagnóstico

Não há exame específico para detectar a depressão. Mas o paciente precisa ficar atento se apresentar os sintomas clássicos (como tristeza, falta de esperança, distúrbio nos sonos, baixa autoestima, entre outros) por mais de duas semanas e procurar ajuda médica. Muitas vezes familiares e amigos percebem um comportamento diferente da pessoa, e eles podem conversar, indicar um profissional para avaliar o caso¹.

Prevenção¹

Algumas ações no dia a dia podem ajudar a prevenir o quadro. Algumas dicas são:

Praticar atividade física regularmente;

Manter uma alimentação saudável;

Evitar o álcool, o tabagismo e outras drogas ilícitas;

Diminuir o consumo de cafeína;

Fazer atividades que dão prazer;

Procurar dormir bem e de forma regular.

Assista ao vídeo e veja dicas para manter a saúde mental aqui.

Tratamento¹,²

Os tratamentos psicossociais podem ser efetivos para os casos de depressão leve. Já nos casos de depressão moderada e grave existem tratamentos eficazes que são realizados, basicamente, com antidepressivos e somente um profissional pode indicar qual medicamento é o mais adequado, avaliando o paciente e os sintomas que ele apresenta, além de possíveis efeitos colaterais.

Algumas pessoas podem precisar de outras terapias associadas, como as psicoterapias, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. 

 

 

Fontes: 1. Depressão. Causas, Sintomas, tratamentos. Ministério da Saúde. Último acesso em 04 de outubro de 2021. 2. Depressão. Organização Pan-Americana de Saúde. Último acesso em 04 de outubro de 2021. 3. Depressão. Ministério da Saúde. Último acesso em 04 de outubro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar