Infarto do miocárdio

O ataque do coração é causado pela falta de oxigenação e de fluxo sanguíneo no músculo cardíaco

Ouvir o texto Parar o Audio

Infarto do miocárdio é causado pela falta de oxigenação e de fluxo sanguíneo no miocárdio (músculo cardíaco), devido à obstrução da artéria coronária, fazendo com que o músculo seja danificado ou morra1,2. O infarto agudo do miocárdio pode ser fatal.

Causas1,2

O infarto ocorre quando há um bloqueio do fluxo sanguíneo levado ao coração, devido à obstrução da(s) artéria(s). Essa obstrução é causada por coágulos sanguíneos formados por cima da placa de gordura. Espasmos da artéria coronariana também podem causar infartos.

Sintomas1,2

Dor no peito e/ou “agulhadas” é o principal sintoma do infarto, e costuma ser intenso e prolongado. Mas também sudorese, náuseas, vômito, fraqueza intensa, falta de ar, sonolência, tontura, fadiga, sensação de ansiedade e palpitações são sintomas a serem observados.

Diagnóstico1,2

Os sintomas clínicos do paciente levam o médico a concluir que está sofrendo um infarto do miocárdio. Também poderão ser realizados exames como o sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma e cateterização coronariana.

Prevenção1,2

O uso de medicamentos pode diminuir o risco de sofrer um infarto e os hábitos de vida influenciam diretamente a saúde do coração. Não fume, controle sua pressão arterial, faça exercícios físicos e check-ups regularmente, evite consumo de álcool, controle o diabetes e o estresse e tenha uma alimentação saudável.

Tratamento1,2

O tratamento do infarto do miocárdio dependerá da gravidade do caso. O paciente pode ser tratado com medicamentos, procedimentos invasivos ou ambos. SE o caso for grave, o principal tratamento é a desobstrução da artéria entupida, seja por angioplastia coronária ou fibrinolíticos. Junto com o tratamento se associa medicamentos que ajudam a evitar novas formações de coágulos.




Fontes: 1. Infarto do Miocárdio. Hospital Israelita Albert Einstein. Último acesso em 8 de setembro de 2021. 2. Infarto do Miocárdio. HCor. Último acesso em 8 de setembro de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar