Mantenha suas vacinas em dia!

Com as campanhas de vacinação, foi possível o controle e até mesmo a erradicação de diversas doenças

Publicado em: 9 de junho de 2016  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A data de 9 de junho marca o Dia Nacional da Imunização. Criada para reforçar e lembrar o importante papel das vacinas na prevenção de doenças, ganhou mais importância nos anos de 2020 e 2021, com a queda na cobertura vacinal no Brasil nesse período, graças à pandemia de Covid-19, com isolamento, menos comparecimento a postos de saúde1. Apesar do do termo "vacina" ter se tornado a esperança do mundo no período, ela é uma tecnologia antiga, surgida há mais de mil anos, na China. No Brasil, existiu resistência na primeira metade do século XIX até sua implantação como política de saúde pública - resistência e preconceito que pode-se ver até mesmo hoje, com o receio de se usar qualquer vacina, mesmo contra a Covid-19.  

Mas com as campanhas de vacinação, foi possível a controle e até mesmo a erradicação de diversas doenças como a varíola, poliomielite em 1994, sarampo em 2016, caxumba, entre outras. Isso é fato. O Brasil até mesmo virou referência internacional pelo seu Programa Nacional de Imunização (PNI), que oferece vacina gratuita para toda a sua população1. Para se ter uma ideia, são 45 imunizantes diferentes e para faixas etárias distintas. 

A vacina salva

Mesmo com todo o avanço alcançado com a imunização, ainda registramos mortes e sequelas causadas por doenças que podem ser prevenidas pelas vacinas. A melhor maneira de evitar determinadas doenças contagiosas é manter sua carteirinha de vacinação atualizada. A vacinação não é exclusividade de bebês e crianças. Hoje em dia, adolescentes, jovens, adultos e idosos possuem programas de imunização específicos para eles.

Em 2020, com a já mencionada queda da cobertura de vacinas, a tríplice viral, que evita o sarampo, a rubéola e a caxumba, e tem meta de cobertura de 95%, alcançou menos de 56% das crianças. A taxa da poliomielite no mesmo ano foi de 74%, mas o número desejado era 95%. O governo federal até lançou um aplicativo para você organizar melhor sua caderneta de vacinação, o Vacinação em Dia, que mostra todas as disponíveis no SUS, além de servir como alerta2

Portanto, vacine-se e a cuide da sua família também!

 #dianacionaldaimunização

 

Fontes: 1. Dia Nacional da Imunização. Agência Brasil. Último acesso em 17 de junho de 2021. 2. Programa Nacional de Imunização. Portal do Ministério da Saúde. Último acesso em 17 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?