Eurofarma é certificada pelo programa “Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta”
Publicado em: 15 de julho de 2015  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
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Além do incentivo e apoio ao aleitamento materno, companhia possui programa completo de apoio aos colaboradores que têm filhos 

São Paulo, 06 de julho de 2015 – A Eurofarma, farmacêutica multinacional de origem brasileira e com presença em 15 países da América Latina, recebeu, no último dia 2, o certificado “Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta”, da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com o Ministério da Saúde e com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Para reconhecer as boas práticas realizadas em prol do aleitamento materno, o certificado foi entregue a 23 instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo.

A Eurofarma foi a única do segmento farmacêutico a receber a certificação por sua “Sala de Amamentação”, um espaço reservado às colaboradoras para que possam retirar e guardar o leite materno para ser administrado na creche ou levado para casa após o trabalho. As mães que participam do programa recebem o kit amamentação, composto por frasqueira térmica, gelo, adaptador e frascos, e contam com a supervisão de técnicas de Enfermagem. O benefício também é estendido aos colaboradores (pais) e suas esposas.

“Procuramos oferecer toda a estrutura necessária para que o aleitamento materno seja realizado pelo maior tempo possível e com todo o conforto para as mães e crianças. Esse cuidado com nossos colaboradores e seus dependentes está no DNA da empresa e da estratégia de crescimento”, afirma Marcia Alves Teixeira Tanaka, coordenadora do Espaço Criança Eurofarma. Além da Sala de Apoio à Amamentação, o programa considera outros dois aspectos para a certificação das empresas: a concessão de licença maternidade de seis meses e a existência de creche no local de trabalho ou a concessão de auxílio-creche para as colaboradoras. A Eurofarma oferece esses dois benefícios e disponibiliza um programa de apoio completo aos colaboradores que são pais.

Para as gestantes, a companhia oferece uma gama de serviços que vão desde a alimentação até apoio às mudanças emocionais ocorridas nesse período. Entre eles estão o “Encontro de Gestantes”, que tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas e dificuldades das futuras mamães; o “Programa Alimentação Fracionada”, que oferece uma alimentação adequada e balanceada supervisionada por nutricionista; e o “Programa Nutrição Sabor & Saúde” – onde as gestantes adquirem conhecimentos e hábitos saudáveis de alimentação. Na Unidade Itapevi, as colaboradoras dispõem de ginecologista e ultrassom para o acompanhamento do pré-natal.

O período após o nascimento da criança também recebe atenção especial. Independente da legislação, as colaboradoras recebem 180 dias de licença-maternidade e aos colaboradores são oferecidos 10 dias consecutivos de licença-paternidade, cinco a mais que o previsto por lei. “Essas ações garantem a qualidade do vínculo entre os pais e o bebê, além de incentivar o aleitamento materno por pelo menos seis meses”, diz Mikiko Inoue, vice-presidente de Recursos Humanos. Para ressaltar essa importância, a companhia disponibiliza o “Programa Olhar Materno”, que informa sobre a importância da amamentação, e o aluguel de bomba elétrica para aquelas colaboradoras que desejam amamentar, mas não possuem condições.

Outro programa direcionado às mães é o “Vida Nova, Nova Vida”, que visa diminuir a ansiedade e levar conhecimento diretamente à residência das colaboradoras. A companhia também oferece o “Espaço Criança Eurofarma”, uma creche completa para os filhos dos colaboradores (homens e mulheres), que atende crianças entre quatro meses e quatro anos. Esse benefício é totalmente gratuito e fica dentro da empresa, viabilizando um maior contato entre mães e filhos, prolongando o prazo de amamentação. Para aqueles que não utilizam a creche, é concedido um reembolso. “Todas essas ações são motivos de orgulho para nós. Ser reconhecida como uma empresa que consegue sobrepor seus benefícios às leis é gratificante e comprova que nossos esforços pelo bem-estar dos nossos colaboradores estão no caminho certo”, conclui Nélia Paixão, gerente de Remuneração e Benefícios.

Sobre a Eurofarma
O Grupo Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira, com capital 100% nacional e 43 anos de existência, reconhecido pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo, qualidade e inovação. Reconhecido no Brasil e exterior, se posiciona com destaque no mercado ao atuar nos segmentos de Prescrição Médica, OTC, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. Com um portfólio com mais de 200 produtos e 200 milhões de unidades vendidas somente no Brasil já está presente em 15 países: Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o GPTW, conta com mais de 5.900 colaboradores, sendo 2.200 representantes, a maior força de propaganda médica do país. Com crescimento médio de 18% nos últimos 12 anos, atingiu em 2014 uma receita de R$ 2,6 bilhões e investe 6% das vendas líquidas em Pesquisa & Desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

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