A importância do colágeno para corredores
Publicado em: 13 de novembro de 2015  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
Substância ajuda na prevenção da artrose 

São Paulo, 13 de novembro de 2015 – Dia nacional do corredor de rua.
Os apaixonados por corrida de rua vêm crescendo rapidamente no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo corredor e estatístico dinamarquês Jens Jakob Andersen, fundador do site RunRepeat.com, o número de maratonistas aumentou 40% de 2009 a 2014, superando o aumento global que ficou em 13,5%.

Outro levantamento, dessa vez realizado pelo Webrun, entrevistou 730 corredores para traçar o perfil desses atletas brasileiros. Segundo os resultados, 21% deles têm entre 35 e 39 anos; mais de 31% correm há mais de 10 anos; quase 38% dos entrevistados disseram praticar corrida quatro vezes por semana; e grande parte deles afirmou realizar atividades complementares como musculação (76,2%), ciclismo (30%) e natação (22,1%).

Ainda de acordo com os resultados do Webrun, 58% dos participantes afirmaram não possuir acompanhamento nutricional, e 38% treinam sem a orientação de um profissional. Um dado preocupante da pesquisa é que 51% deles confirmaram ter ficado mais de uma semana parado por causa de lesões, nos últimos dois anos. E essa é justamente uma das principais preocupações de qualquer amante do esporte: ter de se afastar por algum tempo da prática esportiva.

A dor nas articulações é uma das maiores queixas e atinge grande parte das pessoas que treinam. Esportes de impacto, como a corrida e o futebol, são fatores de risco para o desenvolvimento da artrose, doença causada pela degeneração da cartilagem. De acordo com o Dr. Fabiano Cunha, especialista em Medicina Esportiva desde 2000, o problema é uma situação universal, já que atingirá todos os seres vertebrados em algum momento de sua vida. “A artrose é geralmente ligada ao envelhecimento, mas a degeneração cartilaginosa começa a partir dos 30 anos. A doença piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas há tratamentos que podem prevenir, retardar sua progressão, aliviar a dor e melhorar a função articular”, afirma o especialista.

Como a cartilagem perdida dificilmente é regenerada, a prevenção ainda é a melhor aliada dos maratonistas. Além de diminuir o número de cirurgias necessárias devido ao desgaste da cartilagem causado pela prática da corrida, ela também melhora a qualidade de vida, uma vez que o uso contínuo de medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos podem trazer problemas secundários como distúrbios gastrointestinais, entre outros.

Por ser a classe mais abundante de proteínas do corpo humano e desempenhar diversas funções no organismo, como unir e fortalecer o tecido cartilaginoso conjuntivo, a utilização do colágeno hidrolisado como prevenção à artrose tem sido uma das grandes apostas do momento. Atenta a essa necessidade do mercado, a Eurofarma lançou o Moviment C, um produto em pó para preparo de bebida com fórmula exclusiva à base de peptídeos de colágeno (colágeno hidrolisado) associados às vitaminas A, C, E e aos minerais zinco e manganês.

”Muitos estudos têm demonstrado que o consumo diário de 10g de colágeno hidrolisado ao dia é capaz de estimular a produção do colágeno natural, que é perdido com o passar do tempo. Produtos à base de colágeno são seguros e bem tolerados, o que faz com que a adesão à prevenção ou ao tratamento seja alta”, conclui Fabiano.

Moviment C, apresentado em sachês com 12g, contém zero açúcares e gorduras totais e possui sabor abacaxi com hortelã. Como a indicação do uso do colágeno também é preventiva, quanto antes sua utilização for iniciada, melhores serão os resultados. Vale ressaltar a importância da prática de outras atividades associadas à prevenção da artrose, como alimentação balanceada, fisioterapia, musculação, RPG, entre outras.

Moviment C
É um pó para preparo de bebida com fórmula exclusiva à base de peptídeos de colágeno associados às vitaminas A, C, E e aos minerais zinco e manganês. Zero açúcares e gorduras totais. Pode ser consumido por idosos, gestantes, lactantes e diabéticos.

Sobre a Eurofarma
O Grupo Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira, com capital 100% nacional e 43 anos de existência, reconhecido pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo, qualidade e inovação. Reconhecido no Brasil e exterior, se posiciona com destaque no mercado ao atuar nos segmentos de Prescrição Médica, OTC, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. Com um portfólio com mais de 200 produtos e 200 milhões de unidades vendidas somente no Brasil já está presente em 15 países: Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o GPTW, conta com mais de 5.900 colaboradores, sendo 2.200 representantes, a maior força de propaganda médica do país. Com crescimento médio de 18% nos últimos 12 anos, atingiu em 2014 uma receita de R$ 2,6 bilhões e investe 6% das vendas líquidas em Pesquisa & Desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à Imprensa: G&A Relações Públicas
Clareane Moraes | (11) 3065-3045 | clareane@gaspar.com.br
Guilherme Gaspar | (11) 3065-3049 | guilherme@gaspar.com.br