O compromisso e a busca por inovação norteiam marcos importantes na trajetória da Eurofarma, como o lançamento do primeiro produto genérico de uso oncológico no país, no início dos anos 2000 e, pouco tempo depois, de genéricos contraceptivos orais e injetáveis, à frente da concorrência. Em 2015, a empresa desenvolveu e obteve o registro do primeiro medicamento biossimilar da América Latina, o Fiprima® (filgrastim), com início da comercialização em 2016. Em todo o mundo existem apenas 20 biossimilares, sendo 19 na Europa e 1 nos Estados Unidos.

Toda a tecnologia aplicada ao produto foi desenvolvida internamente, um marco para a indústria farmacêutica nacional. A Eurofarma investiu mais de R$ 25 milhões no desenvolvimento do Fiprima®, medicamento biotecnológico utilizado para induzir o aumento de células de defesa do organismo em portadores de alguns tipos de câncer, como mama e leucemia, evitando o surgimento de doenças infecciosas oportunistas.

A Eurofarma busca fortalecer os alicerces para seguir com o pioneirismo, e a companhia tem clara sua meta: ter sua primeira molécula nova nos próximos anos. Para ajudar neste caminho criou, em 2015, o Núcleo de Inovação Radical, com a contratação de renomados cientistas.

Em 2016 a empresa investiu 5,1% da receita líquida de suas vendas em Pesquisa & Desenvolvimento, somando R$ 141 milhões.  Atualmente, a companhia tem cerca de 170 produtos em pipeline, entre cópias, inovação incremental e radical. Com um número recorde de acordos de
licença e deferimentos em 2016, a área tem prontos 28 produtos para lançamento. A agilidade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tornou a Eurofarma a empresa com maior capacidade de capturar market share com lançamentos.