SAIBA MAIS SOBRE A PAC

Dr. Roberto Stirbulov – Pneumologista da F.C.M. da Santa Casa de SP tira suas dúvidas sobre pneumonia e conta quais são os sintomas, cuidados, alerta sobre grupos de risco e o que devemos fazer ao identificar um quadro suspeito de pneumonia.

PNEUMONIA OU GRIPE?
Quiz
Responda se a frase abaixo é mito ou verdade.
  1. 1. Pneumonia é uma doença grave, que pode levar a óbito.
  2. 2. Pneumonia é uma gripe mal curada.
  3. 3. Existe “princípio de pneumonia”.
  4. 4. Os sintomas da pneumonia são parecidos com os da gripe.
  5. 5. Todo paciente com pneumonia tem febre alta?
  6. 6. A pneumonia é mais grave em idosos.
  7. 7. Fumar aumenta o risco de pneumonia.
  8. 8. Existe vacina contra pneumonia.
  9. 9. O indivíduo deve ser hospitalizado em todos os casos de pneumonia.
  10. 10. Posso tratar pneumonia com anti-inflamatórios sem ir ao médico?
  1. Verdade

    A pneumonia é a doença infecciosa que mais mata no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infecção é responsável por 1,6 milhão de óbitos por ano.

  2. Mito

    A gripe é causada pelo vírus Influenza e pode deixar as defesas do organismo fragilizadas, o que facilita a entrada de bactérias, vírus ou outros agentes no sistema respiratório. A verdade é que gripe e resfriados aumentam o risco de pneumonia.

  3. Mito

    Pneumonia é uma infecção no sistema respiratório. A pessoa está infectada ou não. A expressão princípio de pneumonia é muito usada, mas dá a falsa ideia de um estágio da doença que não existe.

  4. Verdade

    A doença pode se manifestar com dor de garganta, espirros e coriza. Mas, ela geralmente evolui com mais rapidez e passa a causar tosse, febre alta, mal-estar generalizado e alteração da pressão arterial. Os sintomas devem ser devidamente avaliados por um médico, especialmente se os pacientes estiverem em grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com imunidade reduzida.

  5. Mito

    Alguns pacientes, principalmente idosos ou aqueles com diminuição da imunidade, podem ter pneumonia sem apresentar febre. Devemos estar atentos à diminuição de atividade, queda do estado geral, falta de ar, entre outros sinais.

  6. Verdade

    A pneumonia é particularmente preocupante entre crianças e idosos, que têm sistemas imunológicos incompletos ou deteriorados. Cerca de 70% das mortes pela doença acontecem em pessoas com mais de 60 anos. Eles precisam de atenção especial para que o diagnóstico seja feito rapidamente e o tratamento tenha maior rigor.

  7. Verdade

    A fumaça do cigarro afeta as vias respiratórias e isso facilita a entrada de agentes maléficos aos pulmões. Os danos prejudicam os sistemas de defesa do aparelho respiratório, facilitando a entrada de germes.

  8. Verdade

    Existem dois tipos de vacina para PAC disponíveis no Brasil. Elas ajudam a evitar infecções graves causadas pela bactéria que mais comumente causa a doença. Estas vacinas não são indicadas para toda a população, mas sim para alguns grupos de risco, como por exemplo, idosos e pessoas com doenças associadas.

  9. Mito

    Alguns casos considerados leves podem ser tratados em casa. Apenas os casos mais graves, ou com fatores de risco, devem ser hospitalizados, de acordo com a orientação do médico.

  10. Mito

    Você nunca deve se automedicar. O tratamento é somente com antibióticos.

    Não tente tratar-se em casa, PROCURE SEU MÉDICO!

Referência: Up To Date. Patient information: Community-acquired pneumonia in adults. Acesso em 01/11/2015.