A Eurofarma é uma multinacional de capital 100% brasileiro, com mais de 44 anos de história, reconhecida pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo, qualidade e inovação.

Com atuação em mais de 20 países na América do Sul e Central, Caribe e África, tem 12 plantas fabris estrategicamente distribuídas na América Latina, posicionando-se com destaque nos principais segmentos farmacêuticos: Prescrição Médica, Medicamentos Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. A empresa conta com um amplo portfólio que atende todas as especialidades médicas e é referência em sistema nervoso central, anti-infecciosos e medicamentos hormonais.

Reconhecida pelo seu pioneirismo e vocação empreendedora desde o início de suas atividades, há 44 anos, atua com parcerias nacionais e internacionais, em diferentes modelos de cooperação, como licenças, acordos de distribuição, prestação de serviços na área produtiva, joint ventures, codesenvolvimento, entre outros. Com foco em inovação, a empresa contabiliza cerca de 150 projetos no seu pipeline e planos de expansão para importantes mercados globais.

A Eurofarma valoriza como seu ativo mais importante o capital humano. O Grupo conta com aproximadamente 6.500 colaboradores, sendo mais de 5.000 no Brasil. Tem também a maior força de vendas e propaganda médica do mercado, com cerca de 2.800 colaboradores, que realizam 600 mil contatos médicos por mês.

Eleita há mais de uma década entre as melhores empresas para se trabalhar, configurou por 10 anos no ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar”, pela Revista Exame Você S/A, e três anos consecutivos no ranking “Época GPTW (Great Place to Work)”.

Única farmacêutica bicampeã pelo Guia Exame de Sustentabilidade, consolidou sua adesão ao Pacto Global da ONU em 2015, comprometendo-se a seguir em suas atividades os 10 princípios do documento estabelecido pelas Organizações das Nações Unidas. A iniciativa determina a adoção de práticas de negócios baseadas em valores éticos e responsáveis nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, relações de trabalho e combate à corrupção.

Os investimentos sociais da empresa são conduzidos pelo Instituto Eurofarma, fundado há 10 anos. Os projetos já beneficiaram diretamente mais de 43 mil pessoas, prioritariamente nas áreas de educação complementar, ambiental e formação de jovens.

Uma empresa de valores sólidos, que cresce de forma sustentável, busca a excelência e se alimenta de desafios dando novos passos como se fossem os primeiros.

Controladas e Joint Ventures

O Grupo Eurofarma também atua em diferentes áreas e negócios, como é possível ver abaixo:

Criada em 2013, é uma operação independente pertencente 100% a Eurofarma. Dedica-se à produção e comercialização de produtos de marca, com foco na área de prescrição médica, principalmente voltados para as especialidades de Psiquiatria, Ginecologia e Sistema Respiratório. Presta serviço de produção para a Eurofarma e outros laboratórios, sendo responsável por toda a linha de antibióticos da empresa (penicilínicos, cefalosporínicos e carbapenêmicos).

Responsável pela análise de amostras para estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência, obrigatórios para obtenção de registro de medicamentos junto à Anvisa. A empresa também realiza testes de validação de limpeza residual e estudos de estabilidade, além de ser um Centro de Pesquisa.

Para saber mais, acesse www.magabi.com.br

Joint venture formada em 2012 pela Eurofarma, Cristália e Merck Sharp & Dohme (MSD). Promove e distribui produtos de prescrição médica.

Joint venture entre a Eurofarma, que detém 50% do capital, e o laboratório Biolab. Criada em 2012 para atuar no desenvolvimento de produção de medicamentos biossimilares

Linha do Tempo

Trajetória

Fundada, em 1972, com o nome de Billi Farmacêutica, a proposta de negócios era completamente inovadora na indústria, mas já antecipava uma tendência do mundo atual: a terceirização. Sem produtos próprios, a Billi nasceu com o objetivo de fabricar medicamentos para outros laboratórios nacionais e estrangeiros.

Essa foi a primeira semente. Com o tempo, e com investimentos em inovação e desenvolvimento, formação de colaboradores e gestão focada em eficiência, qualidade de seus produtos e satisfação dos seus clientes, a empresa cresceu, adquiriu outros laboratórios e ampliou seu escopo de atuação, passando a produzir e comercializar marcas próprias e sob licença de multinacionais.

Fruto desse desenvolvimento, em 1993 a companhia adotou o nome de Eurofarma e, de lá para cá, vem registrando forte crescimento. Em 2005, suas vendas alcançaram R$ 745 milhões. Cinco anos depois, a receita total subiu cerca de 74% somando R$ 1,3 bilhão.

Os mercados do Brasil e da América Latina se configuram como uma importante oportunidade para a Eurofarma. Em 2009, a Eurofarma deu início ao seu projeto de internacionalização, um marco histórico na sua trajetória , com a aquisição da argentina Quesada Farmacêutica. Desde então, a empresa vem trabalhando fortemente na integração das operações dessa subsidiária, que, em julho de 2010, passou a atender pela razão social de Eurofarma Argentina.

Em 2010, ingressou em novos mercados por meio de investimentos em pesquisa clínica, biotecnologia e aquisição no mercado nacional visando a se tornar uma das três maiores companhias farmacêuticas do País. No mesmo ano, prosseguindo com sua meta de internacionalização, a companhia adquiriu os Laboratórios Gautier, do Uruguai, com presença também na Bolívia, e a chilena Volta – incluindo a Farmindustria, empresa do mesmo grupo.

A empresa prosseguiu com essa estratégia em 2011, submetendo dossiês de produtos e obtendo registros para medicamentos nos países em que atua, desta vez no mercado venezuelano, o terceiro maior da América Latina . Investiu em infraestrutura, na constituição de uma nova empresa e na integração entre subsidiárias e matriz. Entre tantas outras conquistas e aprendizados, comemorou também o aniversário de cinco anos do Instituto que carrega seu nome.

Em 2012, a Eurofarma completou 40 anos com a criação e reformulação de áreas estratégicas da companhia e deu continuidade ao seu processo de internacionalização, passos importantes rumo ao objetivo de se tornar uma grande multinacional brasileira, iniciando suas operações na Colômbia, por meio da compra de uma planta fabril da farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD), inicialmente a produção seria exclusiva na prestação de serviços a terceiros e à MSD.

No ano seguinte, em 2013, a Eurofarma adquiriu a Refasa Carrión, presente há 57 anos no Peru e, a Laprin – 4ª empresa em prescrição médica no mercado da Guatemala, e que mantém operações também no Panamá, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana.

Em 2014, se deu o início da operação comercial na Colômbia e aquisição da participação do sócio minoritário no Chile. Também foram abertos escritórios na Venezuela, Paraguai e Equador para a submissão de dossiês. Com isso, a organização passou a cobrir 68,6% do mercado latino-americano.

Com presença estabelecida com operações próprias em 20 países na América do Sul e Central, Caribe e África, em 2014 a empresa concluiu a negociação, tornando-se acionária na norte-americana Melinta Therapeutics e realizou acordos comerciais com empresas líderes na Coréia do Sul (Don-A) e Sri Lanka (Ceyoka).

Já em 2015, depois de 9 anos de estudos, em 2015, os pesquisadores da Eurofarma conquistaram o registro do primeiro medicamento biossimilar da América Latina, o Fiprima® (filgrastim), utilizado para induzir o aumento de células de defesa do organismo em portadores de alguns tipos de câncer. Em todo o mundo existem apenas 20 biossimilares.

Continuando em seu processo de expansão para mercados globais, 2016 se inicia com a abertura de um novo escritório em Moçambique, marca a entrada da companhia no mercado africano. Consolida sua presença na América Central e Caribe, com a abertura do mercado em Belize.

Missão

Promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo e operação rentável, que assegure o crescimento sustentável da empresa e o compartilhamento do valor gerado com colaboradores e sociedade.

Visão

Consolidar as operações da América Latina e expandir para os principais mercados globais, buscando o reconhecimento de médicos e comunidades, alavancados pelo lançamento de novos produtos e com rentabilidade que permita o crescimento sustentável da companhia.

Valores

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