A Eurofarma e o Laboratório Cristália, duas das maiores indústrias do setor farmacêutico do Brasil, se uniram para criar a Supera, joint venture que associa a reconhecida capacidade de inovação do Laboratório Cristália com a destacada atuação em marketing e vendas da Eurofarma. Cada uma terá participação de 50% na nova empresa, que inicia as operações em agosto. A expectativa é que a Supera tenha faturamento próximo a R$ 120 milhões no primeiro ano.

A junção de diferentes expertises dará à Supera a oportunidade de posicionar-se entre as principais indústrias farmacêuticas do país. Unindo o pipeline do Cristália e Eurofarma, a nova operação deverá lançar produtos de destaque ou inovadores com preços acessíveis à população brasileira. Este será um dos pontos fortes da nova empresa, voltada para a promoção e comercialização de medicamentos de qualidade, com equilíbrio entre inovação e espectro terapêutico. Com este posicionamento, a Supera acredita oferecer à classe médica um leque maior de opções.

Os medicamentos da Supera atenderão grande parte das especialidades médicas, como Clínica Geral, Pediatria, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia e Urologia. Com uma estrutura otimizada, a Supera recorrerá à terceirização nos principais processos industriais, contando com as capacidades produtivas da Eurofarma e do Cristália, para otimizar recursos e focar os esforços, principalmente na divulgação do seu portfólio.

A empresa, de origem nacional, reforça o interesse e o know how dos empresários brasileiros no setor e está alinhada aos interesses do BNDES em fortalecer o parque industrial brasileiro.

A Supera está instalada na unidade Interlagos da Eurofarma, localizada na Avenida das Nações Unidas, nº 22.532, na capital de São Paulo, devendo gerar, inicialmente, cerca de 250 empregos diretos.

Sobre o Laboratório Cristália
Empresa 100% nacional, o Cristália vem surpreendendo o mercado de fármacos. A empresa, que começou em 1972 para atender apenas à demanda local de medicamentos psiquiátricos, cresceu e ampliou sua gama de produtos, que hoje totaliza 180 medicamentos em 376 diferentes vias de administração e dosagens. Por manter a filosofia de oferecer medicamentos com qualidade e preço justo, o Laboratório Cristália se tornou referência no mercado público e privado, incrementando a concorrência nesses dois setores até então dominados pelos laboratórios internacionais. No Cristália, grande parte da linha de produção é destinada aos hospitais, concentrada na fabricação de anestésicos e adjuvantes, o que rendeu ao laboratório a posição de maior fabricante desses produtos na América Latina. Além disso, é o único laboratório brasileiro que produz medicamentos para o Programa Antiaids do Ministério da Saúde. Até agora, o Cristália já tem 28 patentes registradas e soma mais de 100 pedidos de patentes depositados, um número recorde na indústria farmacêutica nacional. O Laboratório é responsável pela sintetização dos princípios ativos de medicamentos que são usados pela própria empresa e/ou exportados. Destes, a empresa conta com cinco moléculas consideradas padrão de referência pela United States Pharmacopeia, entidade norte-americana que controla os padrões de qualidade dos fármacos produzidos nos EUA e em outros países.

Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios – Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A empresa conta com a maior força de propaganda médica do país e realiza aproximadamente 380 mil contatos médicos por mês. Em 2010, pelo 7º ano consecutivo, a empresa está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você S/A. Até 2015, planeja cobrir 90% do mercado latinoamericano para garantir uma forte presença internacional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplica em algumas vezes sua capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à imprensa: G&A Comunicação Empresarial
Carlos Lima / Marise Vieira / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3232/ 3213 carlos@gaspar.com.br / marise@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br