Daniel Serra de volta ao pódio em Interlagos
Publicado em: 10 de março de 2018  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O atual campeão da Stock Car, Daniel Serra, voltou ao pódio e coroou com vitória a primeira etapa da temporada 2018. Ao lado do piloto brasileiro João Paulo Oliveira, largou na pole position e numa corrida marcada por inúmeros imprevistos, contou com o trabalho da equipe para fechar o fim de semana no topo da tabela. “Eu não canso de dizer que não ganho nada sozinho. A equipe foi incrível, sem contar o João Paulo que guiou muito desde o início, estão todos de parabéns!”, comenta o campeão.

O elogio ao trabalho da equipe tem fundamento, o pit stop da dupla Serra/Oliveira garantiu quatro posições no grid. No caso de Max Wilson/Felipe Giaffone, foram 17 posições, um número impressionante que mostra a força do entrosamento de pilotos, mecânicos, abastecedores e chefes de equipe. “Os carros 29, 65 e 90 fizeram os três melhores tempos de pit stop e isso é muito imporante”, conta Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time. “O resultado é fruto de muito treinamento”, completa Rosinei Campos, da RC Competições.

Outra ajuda que a dupla vencedora recebeu foi a entrada do safety car faltando algumas voltas para o final. João Paulo percebeu uma alteração na direção hidráulica pouco antes de entregar o carro. “Parecia que estava falhando, ela ficava pesada e depois voltava ao normal”, lembra. Pelo rádio, avisou sobre a falha mecânica. “Quando eu assumi, vi que a direção estava muito dura. Tentei mudar a barra, mas não deu certo. Quando o safety entrou na pista eu comemorei porque não sei se conseguiríamos levar o carro até o final se tivéssemos mais tempo de corrida”, lembra Serra.

Mas, parece que tudo conspirou para que a dupla pudesse fazer o seu melhor trabalho e conquistar a primeira vitória do ano. “Estou muito honrado e feliz com esse resultado. Vim de muito longe, a categoria é muito importante, considero o Daniel um dos melhores pilotos da atualidade e terminar assim é muito gratificante”, comenta o brasileiro que há 14 anos está radicado no Japão.

Tão importante quanto o primeiro lugar de Serra, foi a performance das duplas Ricardo Maurício/Felipe Nasr e Max Wilson/Felipe Giaffone. Todos trabalharam bastante na condução dos bólidos e conquistaram o terceiro e o quinto lugar na corrida inaugural. “Tivemos problemas técnicos, largamos em décimo oitavo e terminamos com pontos de pódio, esse foi o primeiro passo rumo ao nosso objetivo maior que é a conquista do título”, comemora Ferreira.

Ao contrário dos anos anteriores em que a organização definia a ordem em que convidados e titulares entrariam nos carros, desta vez, ficou a cargo da equipe definir a estratégia.

Na Eurofarma, a decisão foi unânime e os convidados foram para a pista primeiro. Com isso, disputaram cada segundo ao lado de pilotos com larga experiência na condução do Stock Car. “Sem contar que chovia muito na hora da largada e a visibilidade era muito difícil”, lembra Nasr.  Mas, foi muito bom. Entreguei o carro inteiro e numa boa colocação para que o Ricardo, com toda a sua experiência, pudesse seguir”, conta o ex-piloto de F-1. “Ele foi muito bem, tivemos problemas nos freios durante os treinos e não conseguimos uma boa posição de largada, ainda assim, ele fez um trabalho brilhante e terminamos em quarto lugar”, agradece o bicampeão.

O piloto Cesar Ramos, terceiro colocado na corrida, foi penalizado em 20 segundos do tempo final por abastecer durante o Safety Car. Com a decisão dos comissários, Ricardo e Nasr subiram para a terceira posição.

Objetivo cumprido também na dupla Max/Giaffone. O tetracampeão da Copa Truck cumpriu a missão de entregar o carro para Max Wilson finalizar a prova e a dupla ainda terminou em quinto lugar. “Queria agradecer ao Giaffone pela parceria no fim de semana, ele fez um ótimo trabalho e juntos conseguimos abrir a temporada pontuando”, diz o titular do carro 65. “Eu é que agradeço pelo convite, foi uma experiência inesquecível”, agradece o amigo.

A partir da próxima etapa, nada de ajuda para os titulares. Cada um seguirá guiando seu carro na busca pelo título da temporada. O próximo desafio será em Curitiba no dia 8 de abril. Até lá, a equipe Eurofarma estende um pouco mais a sensação de ocupar o primeiro lugar na tabela de classificação.

Confira a classificação geral do campeonato:

1 – Daniel Serra

2 – Rubens Barrichello

3 – Ricardo Maurício

4 – Ricardo Zonta

5 – Max Wilson

6 – Marcos Gomes

7 – Allan Khodair

8 – Rafael Suzuki

9 – Guilherme Salas

10 – Lucas Foresti