São Paulo, 1º de setembro de 2009 – A Eurofarma anunciou hoje a compra de 10 marcas da indústria veterinária Allvet, incrementando o portfólio da Unidade Veterinária com antiparasitários (ectoparasiticidas e endectocidas), tônicos, fortificantes e vitaminas, indicados para a prevenção e o tratamento de doenças, especialmente em bovinos. Com o acordo, a empresa passa a comercializar e distribuir com exclusividade no Brasil os medicamentos Aba® Allvet LA, Bertac®, Ciclorfós® Plus Pour On, Ciclorfós® pulv., CiperallVet® Pour On, Diazinon 50 EW, Glucovet® injetável, Hipotac® pasta, TacPlus® e Triclorvet®. A aproximação entre as duas empresas abre ainda a possibilidade de, no futuro, desenvolverem novos produtos em conjunto.

Com a aquisição, a expectativa da empresa é quase dobrar a participação da Pearson, Unidade Veterinária da Eurofarma, no mercado de saúde animal, que movimenta aproximadamente R$2,7 bilhões por ano, de acordo com o Painel Geral da Indústria Veterinária (PAIGV). Atualmente, com 33 produtos em linha, a Pearson mantém 0,92% de market share.

Com a compra das novas marcas, a Eurofarma deverá atingir 1,74% de participação até o final de 2010, subindo da 21ª. para a 15ª. posição no ranking geral das empresas que atuam no mercado veterinário. Com os novos produtos, a prestação de serviço da empresa aos produtores de bovinos e suínos será mais completa. “Oferecer ao produtor brasileiro uma ampla linha de produtos que atenda às necessidades de prevenção e tratamento das principais enfermidades que atingem o rebanho brasileiro é uma meta da nossa organização”, afirma Edson Cedotte – Gerente da Pearson Saúde Animal.

O próximo passo da Eurofarma para crescer no mercado veterinário será o ingresso no mercado de biotecnologia – maior segmento do setor. Para isso, a empresa deverá inaugurar em breve a Inova, planta fabril no interior de Minas Gerais, que estará dedicada à produção de vacina contra a febre aftosa. “A entrada neste importante segmento é fundamental para os planos de expansão da Unidade e para figurarmos entre as principais empresas do ramo veterinário. Neste momento estamos trabalhando para a obtenção de licenças e certificações da nova planta e a nossa expectativa é de iniciarmos a comercialização da vacina no 1º. Semestre de 2010”, finaliza o executivo.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, Unidade Veterinária da Eurofarma, atua principalmente nos segmentos de bovinos e de suínos. A área tem como principais produtos Creolina®, Newmast® e Ungüento® e uma participação de 3% nas vendas totais da empresa. Em 2008, a Pearson inovou no setor veterinário com a distribuição de amostras grátis aos produtores, ferramenta muito adotada na promoção de medicamentos da área humana junto à classe médica. A adoção da prática reforça a vocação farmacêutica e o trabalho voltado para a promoção e prestação e serviço diferenciada. Com foco na geração de demanda, o trabalho é desenvolvido principalmente junto à veterinários em propriedades de bovinos, granjas, haras e jóqueis. Outra inovação da unidade foi a adoção de uma nova política de comercialização para o mercado veterinário, estabelecendo para toda a linha de produtos tabela de preços e prazo único de pagamento, independente do perfil do cliente.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios – Prescri- ção Médica (Farma), Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária) . A Eurofarma produz uma média de 155 milhões de unidades (caixas) por ano e possui 5 plantas em operação. A empresa, que iniciou suas atividades com a fabricação de medicamentos para terceiros, anos mais tarde passou a atuar no mercado fabricando e comercializando medicamentos próprios, destinados à saúde humana e animal. Atualmente, a Eurofarma conta com a maior equipe de propaganda médica do Brasil, com mais de 1900 integrantes que realizam 450.000 contatos médicos por mês. Em 2008, pelo 5º ano consecutivo, a empresa esteve entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você SA e, pelo terceiro ano obteve a maior pontuação em seu setor, sendo reconhecida como a Melhor Indústria Farmacêutica do País. Nas metas da empresa está a cobertura de 90% do mercado latino-americano para garantir uma forte presença regional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplica em algumas vezes sua capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, favor acessar www.eurofarma.com.br.

Informações à imprensa: Gaspar&Associados Comunicação Empresarial Thais de Araujo / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 thais@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br