Eurofarma prevê ampliação de projeto de reuso de água
Publicado em: 8 de dezembro de 2014  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
São Paulo, 08 de dezembro de 2014 – São Paulo enfrenta a maior crise hídrica de sua história. Os termômetros continuam subindo, enquanto os níveis das represas apresentam quedas constantes, sem ainda uma previsão de recuperação com a retomada do período de chuvas. O Sistema Cantareira, o maior do estado e que abastece mais de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, atualmente encontra-se com menos de 5% de sua capacidade total e, em meio a esse cenário, há lições importantes como a de que economizar é fundamental.

A Eurofarma atua na gestão e consumo consciente dos recursos naturais e, desde 2007, quando teve início as atividades de sua maior planta fabril, entrou em operação a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes – desta Unidade. Localizada no Complexo Industrial de Itapevi e com capacidade para tratar anualmente um volume superior a 100 mil m³ (equivalente a 100 milhões de litros), a ETE adota um sistema de reuso de água que direciona o efluente tratado para consumo nas torres de resfriamento, descarga sanitária, limpeza de áreas não produtivas e irrigação de áreas verdes. Atualmente esta estação trata 100% dos efluentes da Unidade, esgoto e industrial, e desde 2013 a empresa vem trabalhando de forma a ampliar o reuso dos recursos hídricos tratados na estação. Com uma média de 7.852 m³ por mês as práticas de reuso implantadas e os projetos em andamento tem o firme propósito de aproveitar 100% do recurso evitando seu descarte. A prática já abrange 67% das unidades industriais do Grupo Eurofarma.

Em Itapevi, a escassez de água – especialmente em períodos de estiagem - é um fator importante tanto para as operações industriais quanto para as demandas de atendimento público. A fim de auxiliar no gerenciamento de água feito pelo município, a Eurofarma assinou um acordo com a Prefeitura, autorizando a retirada mensal de até 500 mil litros de água tratada que são utilizados em atividades de fins não potáveis, como lavagens de ruas e irrigação de áreas verdes. Para viabilizar a parceria, a Eurofarma doou também um caminhão-pipa pipa que realiza diariamente a coleta e distribuição da água.

Ampliação De acordo com Isamara Garcia Freitas, Gerente de Meio Ambiente da Eurofarma, o projeto deve ser ampliado em breve. “Atualmente, 35% de toda água tratada no Complexo é reutilizada em atividades internas ou doada para o município. O próximo passo é aumentar esse índice para 70%. Para isso, estamos em busca de novos parceiros na região”.

Anualmente a empresa estuda novas formas de ampliar a utilização desse recurso, e algumas delas devem ser colocadas em prática no próximo ano. “A planta de Ribeirão Preto, onde são produzidos soros hospitalares, é a que mais utiliza recursos hídricos. Com algumas tecnologias específicas, é possível que a água tratada seja reutilizada também nos processos produtivos, o que resultaria em um grande impacto econômico e ambiental para a empresa”, completa.

Além da ETE, outras iniciativas, como construção de uma subestação própria de energia, uso de gás natural em alguns processos produtivos, reciclagem da maior parte dos resíduos produzidos pela empresa (e a destinação da verba obtida nesse processo para projetos sociais), fazem parte do Plano Diretor de Sustentabilidade da Eurofarma.

Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do Brasil com atuação em todos os segmentos farmacêuticos - Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. Com sete unidades no país e crescimento médio de 15% nos últimos cinco anos, a empresa terminou 2013 com mais de 200 milhões de unidades produzidas e vendas de R$ 2,2 bi, ocupando o 2º lugar em prescrição médica (IMS/Close-Up). Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, a Eurofarma atualmente conta com cerca de 4.600 colaboradores e quase 2.000 profissionais em sua força de vendas, uma das maiores de todo o Brasil. Após a primeira aquisição internacional, em 2009, a Eurofarma seguiu com sua estratégia de internacionalização e, hoje, conta com 7 operações, além do Brasil, cobrindo 70% do território latino-americano. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à imprensa: G&A Relações Públicas
Caroline Justo | (11) 3065.3045 | carolinejusto@gaspar.com.br
Luciana Lima | (11) 3065.3046 | luciana@gaspar.com.br