São Paulo, junho de 2011 – Em uma iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram, em novembro de 2010, o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado para as embalagens primárias de medicamentos (aquelas que têm contato direto com o fármaco), blisters, frascos, bisnagas entre outros, além de perfuro cortantes como agulhas e ampolas e também medicamentos vencidos ou fora de uso. Inicialmente o projeto foi implantado em duas lojas do Pão de Açúcar e três do Extra, mas a partir deste mês, mais 18 drogarias Extra da capital paulista servirão como postos de arrecadação destes resíduos.

A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita todos os tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, as urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não-autorizadas.

O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma também treinaram todos os funcionários das drogarias para que estejam aptos a ajudar o cliente na hora do descarte, assim como tirar duvidas e incentivá-lo quanto ao descarte consciente. O treinamento também capacitará os funcionários a fazerem a retirada correta dos resíduos e armazenamento, garantindo, assim que nenhum cliente tenha contato com qualquer um dos materiais descartados.

O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e, através das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).
A diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz, destaca que a coleta não é restrita aos medicamentos da farmacêutica. “Queremos proporcionar aos consumidores meios para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos medicamentos. A parceria com o Grupo Pão de Açúcar reflete nosso compromisso ambiental dando o destino final adequado dos resíduos de produtos que disponibilizamos ao mercado”, explica. No caso dos medicamentos, as embalagens primárias – aquelas que têm contato direto com o produto – são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental, uma vez que a maioria das pessoas descarta esses produtos no lixo doméstico ou no vaso sanitário, podendo ocasionar contaminação do solo e da água.

Para o Grupo Pão de Açúcar, esse projeto faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Hugo Bethlem, Vice Presidente da empresa, destaca a relevância do varejo em relação à informação e formação do consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”. O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada, “São com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor”.

Desde o inicio do projeto, cerca de meia tonelada de resíduos já foram incinerados até abril. “Nossa expectativa é que, com o maior conhecimento da população, depois da disseminação de informações, após a implantação do projeto, e agora com o aumento de locais para coleta, é que este número triplique até o final do ano, completa Pilar”.

Como descartar medicamentos e embalagens de produtos farmacêuticos:

• Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc; tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

• Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.

• Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, uma vez que as mesmas não tiveram contato direto com o medicamento. Confira abaixo as lojas participantes de ação:

1
Informações à imprensa: Grupo Pão de Açúcar Paula Pedrão/ Caroline Colunna (11) 3886.0465/ 0926
Paula.pedrao@grupopaodeacucar.com.br Caroline.colunna@grupopaodeacucar.com.br

Social Media News Room – http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/ Sigam-nos no Twitter: twitter.com.br/@imprensagpa

Eurofarma G&A Comunicação Empresarial Carlos Lima / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br