Instituto Eurofarma completa cinco anos e comemora com mais de cinco mil pessoas beneficiadas
Publicado em: 28 de julho de 2011  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O Instituto Eurofarma, uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público – completa cinco anos de existência com mais de cinco mil pessoas diretamente beneficiadas por iniciativas com foco na educação transformadora. O Instituto é responsável pelo desenvolvimento, implantação e apoio a projetos sociais que atendem a população do entorno das plantas fabris da Eurofarma e também filhos de colaboradores, na zona sul de São Paulo (SP) e Itapevi, na Grande São Paulo.

A instituição atua em três frentes: formação profissionalizante, educação complementar e educação ambiental/geração de renda, com cinco programas: Centro Eurofarma de Enfermagem; Educar para Reciclar; Matéria Prima/Matéria Prima 2ª Geração; ID Conect@ e Eurofarma Ateliê-Escola. Os projetos possuem diversas atividades para inclusão social e profissional dos participantes. “Cultura e cidadania são inseparáveis. Pensando nesta linha, o Instituto Eurofarma transforma a educação em ferramenta para o desenvolvimento da cidadania”, afirma a diretora de Sustentabilidade e Novos Negócios, Maria Del Pilar Muñoz.

A criação do Instituto em 2006, junto à publicação do primeiro Relatório Anual da empresa, representou um importante passo na consolidação das ações sociais corporativas. O Instituto tem como único mantenedor o laboratório Eurofarma, que tem como meta destinar às ações sociais o mesmo valor nominal de retirada em dividendos. “Por meio do Instituto, a Eurofarma reforça seu compromisso com o desenvolvimento do país, contribuindo com a formação de crianças e jovens provenientes de comunidades de baixa renda”, completa Maria Del Pilar.

O Instituto Eurofarma conta com parceria técnica especializada em cada tema (Senac São Paulo, Instituto 5 Elementos, La Fabbrica do Brasil), para o desenvolvimento e implantação dos conteúdos pedagógicos.

Conheça um pouco dos programas:

Educar Para Reciclar: é um programa com foco na educação ambiental e na geração de renda. Os projetos promovem transformações sociais por meio de campanhas de conscientização e ações comunitárias, sobre temas que vão da prevenção ao desperdício e do uso racional dos recursos à prática da coleta seletiva. Como desdobramento, surgiu o Geração de Renda, que tem como objetivo fortalecer cooperativas por meio de capacitação profissional, para trazer melhoria do processo produtivo e de serviços prestados, com consequente aumento na renda familar dos beneficiados.

ID|Conect@: esse programa – que nasceu sob o nome Inclusão Digital – está ganhando novos contornos com a mudança de currículo e a divisão do curso em duas etapas: na primeira, o jovem tem acesso às ferramentas básicas de informática e, na sequência, pode optar pela continuidade do curso na área de tecnologia digital ou de técnicas administrativas. Porém, o objetivo continua o mesmo: permitir que jovens, com idade entre 15 e 18 anos, tenham uma formação cidadã e inclusiva, por meio de atividades interativas e discussões em sala de aula sobre temas atuais, como identidade, paz, família, relacionamento, meio ambiente, ética e comunicação – em estações que trazem pesquisa, teoria, dinâmicas e visitas orientadas, de acordo com o tema de cada bloco.

Centro Eurofarma de Enfermagem: tem como meta a formação profissionalizante em Técnico de Enfermagem e a inclusão dos formandos no mercado de trabalho. O curso tem duração de dois anos e meio e atende jovens com idade entre 17 e 21 anos, que tenham concluído o ensino médio. Seis turmas já concluíram o curso, com um índice de colocação no mercado de 80% (em até um ano após a conclusão).

Matéria-Prima: oferece atividades voltadas à educação complementar de alunos com idade entre 7 e 14 anos, do ensino fundamental, de escolas municipais e estaduais de Itapevi e em São Paulo. O programa é composto por oficinas que abordam temas como arte, música, comunicação, meio ambiente e cidadania. Existem quatro tipos de Projetos: Matéria Prima Itapevi, Matéria Prima 2ª Geração, Matéria Prima nas Férias e Matéria Prima São Paulo, que oferecem atividades de desenvolvimento cultural e recreativo, até formação de novos profissionais, como jovens aprendizes.

Ateliê-Escola: é um projeto inovador para a rede estadual e municipal de ensino. Trata-se da constatação universal de que a arte, aliada a grade curricular, melhora sensivelmente a aprendizagem, oralidade, escrita e raciocínio lógico. Por meio de ateliês montados nas próprias escolas, os alunos de cinco escolas da zona sul de São Paulo têm acesso a aulas de canto, jogos, contos, artes e música, por exemplo, tudo acompanhado por educadores profissionais contratados pela Eurofarma. Além das oficinas, estes educadores também capacitam os professores para continuar com as atividades, solidificando o conhecimento dos alunos.

Informações à imprensa: G&A Comunicação Empresarial Carlos Lima / Guilherme Gaspar / Marise Vieira (11) 3037-3237 / 3213 / 3232 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br / marise@gaspar.com.br