Projeto Descarte Correto de Medicamentos chega a Araraquara
Publicado em: 26 de dezembro de 2011  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O Projeto Descarte de Medicamentos, iniciativa pioneira da Eurofarma Laboratórios e do Grupo Pão de Açúcar, começa a arrecadar resíduos também Araraquara, interior de São Paulo. A partir deste mês a Drogaria Extra, localizada no hipermercado da rede no centro da cidade, passa a oferecer posto de arrecadação de medicamentos vencidos, fora de uso e as embalagens primárias, mesmo vazias, à população da região. “O início das atividades em outras cidades, demonstra o interesse da Eurofarma e do Grupo Pão de Açúcar em ampliar o programa. Nosso objetivo é que a expansão se dê em todos os municípios em que as prefeituras apoiem a iniciativa”, afirma a diretora de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz.

Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, ao decidir expandir o programa, buscava uma cidade com o perfil adequado e preocupada com o Meio Ambiente. "Araraquara tem essas características e conta com uma população engajada com as políticas ambientais que procurávamos", ressaltou. “Araraquara é uma cidade importante no cultivo de cana-de-açúcar e laranja e possui cerca de 200 mil habitantes, por isso foi escolhida para esta fase do programa. Essa é uma região que dará mais força para o crescimento do programa”, completa Pilar.

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu os representantes do Grupo Pão de Açúcar no início de dezembro e conheceu os detalhes do programa desenvolvido pela parceria. “Esse é um projeto importante, amparado pelo Grupo Pão de Açúcar e Eurofarma e que vai muito além do beneficio ao meio ambiente, pois cuida também da saúde da própria população”, observa o prefeito. Ainda de acordo com Marcelo “para Araraquara é uma honra ser escolhida como uma das primeiras cidades do interior paulista a participar da expansão do programa”.
Desde que começou, em novembro de 2010, o programa já arrecadou e fez a destinação final de cerca de 1,8 toneladas de resíduos que são considerados agressivos ao meio ambiente por terem contato direto com substâncias químicas (fármacos). O programa visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado de embalagens primárias de medicamentos e de medicamentos que estejam fora de uso ou vencidos. Agulhas, ampolas, vidros de xarope, cartela de medicamentos, frascos, bisnagas, comprimidos entre outros. No caso dos medicamentos, as embalagens primárias – aquelas que têm contato direto com o produto – são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental, uma vez que a maioria das pessoas descarta essas embalagens no lixo doméstico e os medicamentos no lixo ou em vasos sanitários podendo ocasionar contaminação do solo e da água.

“É notório que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente. Informar sobre o resíduo perigoso e criar postos para esse tipo de coleta é fundamental para avançarmos. Nas praças onde o programa foi implantado, a população vem demonstrando interesse e aderindo à proposta. Uma mudança de hábito importante já que não existia informação e nem opções para o descarte”, afirma a diretora de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz.

Para o Grupo Pão de Açúcar, o programa faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Segundo afirma Bethlem, o número da coleta reflete a adesão dos consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os meses pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”, afirma o executivo. “O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada. É por meio de parcerias como essa que atingimos toda a cadeia, o que faz com que os envolvidos (indústria, varejo, governo e consumidores) ajudem na construção de um mundo melhor”, completa o vice-presidente.

A partir deste mês, a cidade de Piracicaba também receberá a urna para descarte.

Como descartar medicamentos e embalagens de produtos farmacêuticos:

• Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc; tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.

• Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.

• Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, uma vez que as mesmas não tiveram contato direto com o medicamento.

Confira abaixo as lojas participantes de ação:

Capital

1Informações à imprensa:

Eurofarma G&A Comunicação Empresarial
Carlos Lima / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br

Grupo Pão de Açúcar Paula Pedrão/ Caroline Colunna (11) 3886.0465/ 0926 Paula.pedrao@grupopaodeacucar.com.br Caroline.colunna@grupopaodeacucar.com.br Social Media News Room - http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/ Sigam-nos no Twitter: twitter.com.br/@imprensagpa