Projeto Descarte Correto de Medicamentos recolheu, em dois meses, 350 quilos de resíduos
Publicado em: 25 de fevereiro de 2011  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O Projeto Descarte de Medicamentos, iniciativa pioneira do Grupo Pão de Açúcar e da Eurofarma Laboratórios, foi lançado em novembro de 2010 e já arrecadou cerca de 350 quilos de resíduos que são considerados perigosos. O projeto visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado para as embalagens primárias de medicamentos (aquelas que têm contato direto com o fármaco), blisters, frascos, bisnagas entre outros, além de perfuro cortantes como agulhas e ampolas e também medicamentos vencidos ou fora de uso. No caso dos medicamentos, as embalagens primárias são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental. Sem prévio conhecimento, a maioria das pessoas descarta esses produtos no lixo doméstico ou no vaso sanitário, podendo ocasionar contaminação do solo e da água.

“No inicio do projeto, focamos a disseminação de informações à população, pois não existe a cultura de descarte de medicamentos e muitas pessoas não sabem dos perigos que envolvem a destinação inadequada. O consumidor no Brasil é receptivo e quer exercer sua responsabilidade, por isso a adesão tem sido grande”, afirma a diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz. “Queremos proporcionar aos consumidores meios para o descarte correto dos medicamentos. A parceria com o Grupo Pão de Açúcar cumpre com este objetivo e reflete nosso compromisso ambiental, dando o destino final adequado aos resíduos farmacêuticos”, completa Muñoz.

Atualmente o projeto está implantado em duas lojas do *Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara) e três lojas do Hipermercado **Extra (Itaim, Penha e João Dias). A expectativa das empresas é estender o projeto neste ano para todas as drogarias do Grupo na capital paulista. A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita os diferentes tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, as urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não-autorizadas.

Para o Grupo Pão de Açúcar, o projeto faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Segundo o vice-presidente do Grupo, Hugo Bethlem, os números refletem a relevância do varejo em relação à informação e formação dos consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades à esse serviço com várias iniciativas. O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada. São com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor”, afirma Hugo.
O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e, através das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, é responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).

Saiba onde descartar

*Pão de Açúcar Jabaquara: Av.Engo.Armando Arruda Pereira, 2.022 Real Parque: Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 13000

**Extra Itaim: Av. João Cachoeira, 899 João Dias: Av.Guido Caloi, 25 Penha: Av. São Miguel, 962/1006

Como descartar medicamentos e embalagens de produtos farmacêuticos:
• Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc; tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.
• Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.
• Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, uma vez que as mesmas não tiveram contato direto com o medicamento. Dados de mercado Com o aumento da população e do consumo, o lixo tornou-se um dos maiores problemas no mundo.

Somente no Brasil, são geradas diariamente 241 mil toneladas de lixo, sendo 90 mil produzidas nos domicílios. Na cidade de São Paulo, o volume chega a cerca de 10 mil toneladas por dia.

Para alguns produtos e embalagens, como a latinha de alumínio e o papelão, a participação da população na coleta e reciclagem é fundamental. Em 2009, pela oitava vez consecutiva, o Brasil foi campeão mundial na reciclagem de latinhas – do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno em 2008, 91,5% foram recicladas.

Há, no entanto, uma série de produtos que ainda precisam de solução para o descarte correto, como programas de coleta específicos e conscientização da população. No caso dos medicamentos, as embalagens primárias – aquelas que têm contato direto com o produto, como comprimidos em blisteres ou em cartelas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção e seringas, por exemplo – são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental, uma vez que a maioria das pessoas descarta esses produtos no lixo doméstico ou no vaso sanitário, contaminando o solo e a água. Somente no varejo são vendidas aproximadamente 170 milhões de unidades de medicamentos e/ou produtos farmacêuticos por mês.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar
Fundada em 1948, o Grupo Pão de Açúcar é pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil e figura hoje como a maior empresa de distribuição da América Latina com mais de 1.080 lojas, entre super e hipermercados, além de postos de combustíveis e drogarias. A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal. Ao se unir a Casas Bahia, a empresa irá somar mais de 1.800 pontos de venda.

Sobre a Eurofarma
Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescri- ção Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A empresa conta com a maior força de propaganda médica do país e realiza aproximadamente 380.000 contatos médicos por mês. Em 2010, pelo 7º ano consecutivo, a empresa está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você S/A. Até 2015, planeja cobrir 90% do mercado latino-americano para garantir uma forte presença internacional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplica em algumas vezes sua capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional.
Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à imprensa: Grupo Pão de Açúcar Paula Pedrão/ Caroline Colunna/ Adriano Brainer (11) 3886.0469/ 0926/ 0307 Paula.pedrao@grupopaodeacucar.com.br Caroline.colunna@grupopaodeacucar.com.br Adriano.brainer@grupopaodeacucar.com.br Social Media News Room - http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/category/gpa/ Sigam-nos no Twitter: twitter.com.br/@imprensagpa Eurofarma G&A Comunicação Empresarial Carlos Lima / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br Limpurb Rafael Mussi (11) 3397-5507 / 3397-5514 rmussi@prefeitura.sp.gov.br http://prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos