Ricardo Maurício vence pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
Publicado em: 21 de maio de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O piloto da equipe Eurofarma, Ricardo Maurício, venceu pela primeira vez em Santa Cruz do Sul neste domingo, na quarta etapa da temporada 2017 da Stock Car. Com uma estratégia impecável, ficou com a primeira posição na segunda corrida mesmo largando em viségimo lugar. Uma escalada que colocou o piloto na quinta posição do campeonato.

A etapa de Santa Cruz do Sul começou com uma bandeira amarela na pista. A medida tomada pela organização era um alerta para os perigos das curvas de altíssima velocidade e os pontos escorregadios que poderiam levar os carros direto para o muro. O aviso de perigo veio logo pela manhã após um acidente envolvendo dois carros da categoria Mercedes Challenge e um socorrista do resgate .

A chuva que caiu durante toda a madrugada de sábado cessou e os pilotos encararam  sol e uma temperatura de quase 25 graus na cidade gaúcha na manhã de domingo. Na primeira corrida, Max Wilson largou na quarta posição, seguido por Daniel Serra em quinto e Ricardo Maurício em décimo quarto.

Na pista mais rápida da temporada, os pilotos da Eurofarma aceleraram. Altamente abrasivo, o circuito exigia a dose certa de ousadia na busca por posições e cautela com o desgaste dos pneus.

A abertura de box foi anunciada com vinte minutos de prova completados. Daniel Serra foi o primeiro a fazer pit stop e em apenas três segundos já estava de volta. Ricardo Maurício e Max Wilson vieram para o abastecimento logo na sequência , sem  troca de pneus.

Em décimo sexto lugar e pontuando baixo na primeira corrida, Ricardo Maurício e o chefe de equipe Rosinei Campos decidiram que o piloto voltaria para o box para a troca dos quatro pneus. A estratégia era começar a segunda prova ainda mais agressivo para ampliar a possibilidade de pontos.

A estratégia funcionou. Dada a largada da segunda prova, Ricardo Maurício iniciou sua escalada pelo pelotão e em menos de dez minutos já cravava o melhor tempo da pista.

Max Wilson também vinha acelerando entre os primeiros colocados. Mas, faltando quinze minutos para a bandeirada final, uma quebra de câmbio tirou o carro 65 da corrida e ele teve que ser rebocado para o box.

Enquanto isso, Ricardo Maurício administrava a primeira posição com um segundo de vantagem para Lapena e Pizzonia que vinham logo atrás. Ao final de mais 40 minutos de prova, ele cruzava a linha de chegada em primeiro lugar, colocando seu nome entre os vencedores da polêmica pista de Santa Cruz do Sul.

Com o fim de mais uma etapa, Daniel Serra é o segundo colocado na classificação geral com 86 pontos, Max Wilson é o quarto colocado com 75 e Ricardo Maurício vem logo atrás com 72 pontos.