A água é um insumo essencial na indústria farmacêutica, tanto para a produção de medicamentos como em processos de apoio (esterilização, higienização, etc.). Dessa maneira, o desafio para minimizar seu consumo e garantir e ampliar o tratamento para reutilização é constante na Eurofarma. O consumo é monitorado periodicamente de forma a possibilitar tomadas de decisões operacionais para manter o dispêndio dentro das metas e identificar projetos de melhoria na busca pela ecoeficiência. A água utilizada para o abastecimento das plantas da empresa vem de poços artesianos e da rede pública. O desafio contínuo do sistema é para que, a cada ano, seja possível melhorar a performance do indicador de desempenho.

 

Reúso de Água no Complexo Industrial de Itapevi

Responsável por cerca de 80% da produção da empresa, a Unidade conta com o sistema de reúso para água proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes, implantada em 2012, e que trata 100% dos efluentes gerados na unidade. Parte da água recuperada é utilizada internamente, seja na limpeza e abastecimento interno ou mesmo em alguns processos industriais. O excedente de água tratada é doado para parceiros públicos, como a Prefeitura de Itapevi, que a utiliza para limpeza de áreas públicas, e também empresas privadas da região.

 

Reúso de Água na Unidade Ribeirão Preto

Em dezembro de 2015, o sistema de reúso foi integralmente instalado, o que possibilitará reaproveitar cerca de 70% da água descartada. O novo sistema permite o reaproveitamento do insumo no próprio processo industrial; para isso a empresa investiu aproximadamente R$ 1 milhão no sistema de osmose reversa, que entrou em operação em 2016. A reutilização do descarte da água do sistema de retrolavagem dos filtros de areia são utilizado para fins de limpeza e irrigação de áreas verdes.

 

Doação de Água

ITAPEVI (SP) – Contribuir para o crescimento sustentável e compartilhar suas práticas com a sociedade fazem parte da missão da Eurofarma. Não há limite para a doação de água para os parceiros na região de Itapevi. É preciso apenas que a companhia disponibilize um caminhão pipa exclusivo para água de reuso e se responsabilize pelos custos da retirada.

RIBEIRÃO PRETO (SP) – O sistema de tratamento e reúso de água foi integralmente instalado na planta em 2015. Com o sistema, a fábrica do interior paulista, voltada principalmente para a produção de Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV), consegue reaproveitar cerca de 70% da água descartada. O reaproveitamento é no próprio processo industrial, pelo sistema de osmose reversa. A água descartada do sistema de retrolavagem dos filtros de areia é reutilizada para fins de limpeza e irrigação de áreas verdes.

 

As instituições interessadas em receber a doação precisam entrar em contato com a área de Meio Ambiente da Eurofarma pelo e-mail meioambiente@eurofarma.com.br .