Descarte Correto de Medicamentos

Saiba como destinar de forma sustentável embalagens primárias e medicamentos em desuso

Ouvir o texto Parar o Audio

Em 100% de seus produtos, a Eurofarma utiliza as embalagens secundárias (cartuchos) para orientar os consumidores sobre como direcionar os resíduos que não tiveram contato direto com o medicamento (bulas e cartuchos). O objetivo é estimular os consumidores separar o lixo e enviar para reciclagem.

PRODUTOS +VERDE

Em 2018, a Eurofarma colocou no mercado os primeiros produtos com o selo +Verde, um identificador para os medicamentos com ações inovadoras capazes de gerar impacto positivo no meio ambiente. Um dos diferenciais está na embalagem interna (blister), que apresenta uma metodologia desenvolvida pela Eurofarma e aprovada pela Anvisa para descontaminação doméstica das embalagens primárias dos produtos Astro® (antibiótico) e Selene® (anticoncepcional). Somente em 2018, mais de 5,4 milhões de embalagens com o selo +verde chegaram ao mercado.

O estudo para o desenvolvimento do processo inovador foi realizado em parceria com o Instituto Senai de Inovação. As metodologias desenvolvidas utilizam o Hipoclorito de Sódio, mais conhecido como “água sanitária”, e o Peróxido de Hidrogênio, a famosa água oxigenada, na concentração de 10 volumes. Após a descontaminação, as embalagens podem ser encaminhadas para reciclagem. Saiba mais sobre o projeto +Verde em www.eurofarma.com.br/mais-verde

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

Por mais de 10 anos, a Eurofarma manteve uma parceria pioneira com o Grupo Pão de Açúcar em busca de impulsionar o descarte correto de medicamentos por parte dos consumidores, utilizando coletores espalhados pelas drogarias do Grupo em localidades estratégicas no Brasil.

Ao longo de 12 anos de parceria, foram recolhidos e destinadas 32 toneladas de materiais como embalagens primárias (aquelas que tiveram contato direto com o composto químico), medicamentos vencidos e materiais perfurocortantes, como agulhas e ampolas.

Devido ao sucesso desta iniciativa, participamos de conferências e consultas públicas que contribuíram para a consolidação do modelo de Logística Reversa homologado pelo Governo Federal.

A Logmed foi instituída para atuar na gestão do setor e em www.logmed.org.br você pode consultar os pontos ativos para que os seus medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e suas embalagens sejam descartados de forma correta.