21 de setembro é o dia da Conscientização sobre Alzheimer

São diagnosticados 10 milhões de novos pacientes todo ano, no mundo

Publicado em: 21 de setembro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A data de 21 setembro foi designada como Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer e tem como objetivos alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado, além do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com essa doença¹. E a importância em destinar uma data para alertar sobre a doença de Alzheimer é que, por ano, dez milhões de novos casos são diagnosticados no mundo e essa enfermidade tem um impacto direto tanto no paciente quanto em sua família. Os números são ainda mais impressionados quando se estima que até 2050, seis milhões de pessoas viverão com essa doença apenas no Brasil (131,5 milhões em todo o mundo)¹.


Sobre a doença de Alzheimer2

A doença de Alzheimer é um transtorno neurológico e degenerativo, que provoca a deterioração da memória e outras capacidades cognitivas, como linguagem e o raciocínio, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato, levando a progressiva dificuldade em realizar as atividades do dia a dia. Sua causa exata é desconhecida, mas acredita-se que seja multifatorial, embora o fator genético seja um ponto importante.  

Ela ocorre quando o sistema nervoso central processa algumas proteínas de forma errada, surgindo dessa forma, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, que se instalam nos espaços que existem entre os neurônios, bem como outros tipo de proteínas que se acumulam dentro dos neurônios. Essa toxicidade provoca a perda progressiva de neurônios do hipocampo (responsável pela memória) e do córtex cerebral (área responsável pela linguagem e o raciocínio, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato). 

O quadro clínico de um paciente diagnosticado com Alzheimer é dividido em quatro estágios:  

  • Estágio 1: Em sua forma inicial, provoca alterações na memória e na personalidade e compromete as habilidades visuais e de espaço; 
  • Estágio 2: Na forma moderada do transtorno, provoca dificuldade para falar e coordenador movimentos, realizar tarefas simples, agitação e insônia;
  • Estágio 3: Na forma grave o paciente apresenta resistência à execução de tarefas diárias, incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer e deficiência motora progressiva;
  • Estágio 4: Este é o estágio terminal do transtorno, e provoca restrição ao leito, mutismo, dor à deglutição e infecções intercorrentes. 

O diagnóstico é feito pelo médico após avaliação do paciente, excluindo outras patologias. O profissional de saúde avalia sintomas de depressão e realiza exames laboratoriais, que checam as funções da tireoide e dos níveis de vitamina B12 no sangue. Já o tratamento é feito com o uso de medicamentos que minimizam os distúrbios da doença, estabilizando o comprometimento cognitivo e comportamental. 

Neste artigo retratamos mais detalhadamente suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Saiba mais clicando aqui

Como se descobriu

A doença de Alzheimer foi descrita pelo médico Alois Alzheimer, em 1906 e afeta o funcionamento do cérebro de forma lenta e progressivaEla não tem cura, entretanto, se diagnosticada no começo existe a possibilidade de desacelerar o avanço e controlar os sintomas, proporcionando mais qualidade de vida ao paciente4.

Em um artigo publicado recentemente (apenas em português), retratamos suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Saiba mais clicando aqui.

Prevenção² 

Apesar de não ter uma forma de prevenção, algumas atitudes podem retardar ou inibir o aparecimento da doença: 

  • Mantenha a cabeça ativa (estude, leia e estimule o pensamento e a mente);
  • Tenha uma vida social (realize atividades em grupo);  
  • Faça exercícios de aritmética e brinque com jogos inteligentes;
  • Não fume e evite consumir bebida alcoólica;
  • Tenha bons hábitos alimentares;
  • Pratique atividades físicas. 



Fontes: 1. 21 de setembro - Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Academia Brasileira de Neurologia. Último acesso em 30 de agosto de 2021. 2. Alzheimer – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 30 de agosto de 2021.  3. O que é Doença de Alzheimer? - Instituto Alzheimer Brasil. Último acesso em 30 de agosto de 2021.  4. O que é Alzheimer? - Associação Brasileira de Alzheimer. Último acesso em 30 de agosto de 2021.  

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?