A data de 21 setembro foi designada como “Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer” e tem como objetivos alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado, além do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com essa doença¹.

E a importância em destinar uma data para alertar sobre a doença de Alzheimer é que, por ano, dez milhões de novos casos são diagnosticados no mundo e essa enfermidade tem um impacto direto tanto no paciente quanto em sua família. Os números são ainda mais impressionados quando se estima que até 2050, seis milhões de pessoas viverão com essa doença apenas no Brasil (131,5 milhões em todo o mundo)¹.

A doença de Alzheimer foi descrita pelo médico Alois Alzheimer, em 1906 e afeta o funcionamento do cérebro de forma lenta e progressiva, comprometendo algumas funções como: memória, linguagem, atenção, raciocínio lógico, julgamento, planejamento, habilidade visual e espacial. Além disso, compromete as atividades diárias das pessoas².  Ela não tem cura e se agrava ao longo do tempo. Entretanto, se diagnosticada no começo existe a possibilidade de desacelerar o avanço e controlar os sintomas, proporcionando mais qualidade de vida ao doente³.

No artigo publicado recentemente (apenas em português), retratamos suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Saiba mais clicando aqui.

 

Fontes:
1- 21 de setembro – Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Academia Brasileira de Neurologia. Disponível em: https://www.abneuro.org.br/post/21-de-setembro-dia-mundial-da-doen%C3%A7a-de-alzheimer. Último acesso em 16 de setembro de 2020.
2- O que é Doença de Alzheimer? – Instituto Alzheimer Brasil – Disponível em http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/visao-geral/. Último acesso em 16 de setembro de 2020.
3- O que é Alzheimer? – Associação Brasileira de Alzheimer – Disponível em: http://abraz.org.br/web/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer/.Último acesso em 16 de setembro de 2020.