A importância da doação de sangue
A doação de sangue é um gesto de amor e solidariedade
Publicado em: 22 de abril de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A doação de sangue é de fundamental importância para o funcionamento de um hospital¹. Consiste em um ato voluntário, no qual o doador permite a retirada do seu próprio sangue, para armazenamento em um banco sanguíneo ou hemocentro e posterior utilização para uma transfusão¹. O sangue armazenado é utilizado principalmente nas grandes emergências como, por exemplo: pacientes com diagnósticos oncológicos e hematológicos, acidente de trânsito, acidente por armas, hemorragias agudas e pessoas que sofreram queimaduras graves¹.

No mundo inteiro, a demanda por transfusões de sangue tem aumentado à medida que cresce o número de acidentes, violência e doenças¹. A busca por doadores tem se constituído uma preocupação constante das autoridades sanitárias¹. No Brasil, a demanda crescente por sangue e seus derivados se faz sentir de forma cada vez mais preocupante. A quantidade total de doadores de sangue no país corresponde, a cada ano, a menos de 1% da população¹. Destaca-se que a doação de sangue no Brasil é um ato voluntário, conforme dispostos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Portaria n° 343 que estabelece que não é admitido qualquer tipo de remuneração para doação¹.  

Importância 

Vale frisar a importância das doações de sangue, regulamentada pela legislação brasileira de que não se pode doar sangue em busca de benefícios pessoais ou interesse financeiro². Doar é algo sério e que exige do doador apenas a vontade de ajudar o próximo, procurando então conseguir mais doadores fidelizados estes que doarão periodicamente². Uma bolsa de sangue, na maioria das vezes, pode servir para muitas pessoas². O sangue doado é separado em hemoderivados e hemocomponentes, dentre eles, concentrado de hemácias, concentrados de plaquetas e a albumina, o que faz com que uma bolsa possa servir para mais de uma pessoa, se necessário². Com todas essas informações fica claro que o papel do banco de sangue dentro da saúde pública tem uma grande importância em salvar muitas vidas todos os dias. Salienta-se que o Brasil ainda precisa maximizar as políticas públicas de saúde referente às doações, para que o ato de doar sangue se torne um ato comum².   

Incentivo 

O trabalho educativo na captação de doadores na realidade brasileira é algo fundamental, mesmo que os frutos sejam colhidos em médio e longo prazos³. Chama-se atenção, igualmente, para a importância dos conceitos de cidadania e de solidariedade, por ser a doação de sangue um ato de solidariedade e de exercício de cidadania³. A doação de sangue não faz parte do cotidiano da maioria da população brasileira e, por isso, a inserção da ideia/ação de doar sangue é um processo lento, que necessita de estratégias educativas de captação³.  

O que é preciso para ser um doador?

Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações4. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano4. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações4. Para ser um doador, é preciso4: 

    • Estar em boas condições de saúde;  
    • Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); 
    • Pesar no mínimo 50Kg;  
    • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);  
    • Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 



 

 
 
 
Fontes: 1. Fatores associados à motivação da doação sanguínea Revista Científica da FMC. 2014. Último acesso no dia 16 de abril de 2019. 2. A Importância do Banco de Sangue no Cenário Hemoterápico. Unifia. Último acesso no dia 16 de abril de 2019. 3. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue. Ministério da Saúde. Último acesso no dia 16 de abril de 2019. 4. Como ser um doador de sangue?. Último acesso no dia 16 de abril de 2019.

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?