O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007. Ele é celebrado anualmente em 2 de abril e tem como principal objetivo reforçar os esforços globais para promover uma maior compreensão sobre esse distúrbio que afeta dezenas de milhões em todo o mundo¹. Pesquisas estimam que uma em cada 160 crianças tenha esse transtorno².

O autismo afeta a capacidade de se comunicar e desenvolver relacionamentos sociais e é frequentemente acompanhado por desafios comportamentais extremos¹.

 

Transtorno do Espectro Autista²

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um grupo de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral. Este termo abrange condições como o autismo e a síndrome de Asperger. Essas doenças são caracterizadas por dificuldades na interação e comunicação social e um repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades.

Enquanto algumas pessoas com TEA podem viver de forma independente, outras têm deficiências graves e requerem cuidados e apoio ao longo da vida. Programas de tratamento comportamental e treinamento de habilidades podem melhorar a capacidade de comunicação e o comportamento social, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dessas pessoas³.

 

O que causa o transtorno do espectro do autismo?²

Evidências científicas sugerem que vários fatores, tanto genéticos quanto ambientais, contribuem para o aparecimento de distúrbios do espectro do autismo, influenciando o desenvolvimento inicial do cérebro.

É importante reforçar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências que façam a ligação de que a vacina do sarampo/caxumba/rubéola provoque o espectro do autismo e que também não há evidências que sugiram que qualquer outra vacina infantil possa aumentar o risco.

 

Resolução da OMS sobre distúrbios do espectro do autismo³

Em maio de 2014, a Assembleia Mundial da Saúde adotou uma resolução intitulada “Esforços abrangentes e coordenados para o gerenciamento de transtornos do espectro do autismo”, que foi apoiada por mais de 60 países.

A intenção é fortalecer as habilidades dos países para promover a saúde e o bem-estar de todas as pessoas diagnosticadas com TEA.

Os esforços estão focados em:

  • Contribuir para aumentar o compromisso dos governos e a defesa internacional do autismo;
  • Fornecer orientações sobre a criação de políticas e planos de ação que abordem TEA dentro de uma estrutura mais ampla de saúde mental e deficiências;
  • Contribuir para o desenvolvimento de evidências sobre estratégias eficazes e escalonáveis para a avaliação e tratamento de TEA e outros distúrbios do desenvolvimento.

 

Síndrome de Asperger4

A síndrome de Asperger era um diagnóstico usado anteriormente, com sinais considerados mais leves do autismo. Em 2013, ela foi finalmente incorporada ao transtorno do espectro do autismo no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

As pessoas diagnosticadas com síndrome de Asperger se diferem de outros tipos de autismo por suas fortes habilidades de linguagem verbal e capacidade intelectual. Ela geralmente envolve:

  • Dificuldade com interações sociais;
  • Interesses restritos;
  • Desejo de igualdade;
  • Pontos fortes distintos (que incluem “foco e persistência notáveis”, “aptidão para reconhecer padrões”, “atenção aos detalhes”;
  • Hipersensibilidade (a luzes, sons, gostos, etc.);
  • Movimentos descoordenados ou falta de jeito;
  • Ansiedade e depressão, entre outros.

 

Fontes:
1- Greater awareness and understanding of autism needed – Nações Unidas. Disponível em https://news.un.org/en/story/2010/04/334362-greater-awareness-and-understanding-autism-needed-says-un-chief. Último acesso em 31 de março de 2020.
2- Questions and answers about autism spectrum disorders (ASD) – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/questions-and-answers-about-autism-spectrum-disorders-(asd). Último acesso em 31 de março de 2020.
3- Autism spectrum disorders – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Último acesso em 31 de março de 2020.
4 – What Is Asperger Syndrome? – Autism Speaks. Disponível em: https://www.autismspeaks.org/types-autism-what-asperger-syndrome. Último acesso em 31 de março de 2020.