Conscientização sobre o autismo

Como o autismo é um distúrbio com vários espectros, cada pessoa tem um conjunto distinto de pontos fortes e desafios

Publicado em: 2 de abril de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Apesar de o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2007, ser celebrado anualmente em 2 de abril, todo o mês conhecido como Abril Azul, tem como principal objetivo reforçar os esforços globais para promover uma maior compreensão sobre esse distúrbio que afeta dezenas de milhões em todo o mundo¹. Pesquisas estimam que uma em cada 160 crianças seja autista². O autismo afeta a capacidade de se comunicar e desenvolver relacionamentos sociais e é frequentemente acompanhado por desafios comportamentais extremos¹.  

Transtorno do Espectro Autista² 

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um grupo de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral. Este termo abrange condições como o autismo e a síndrome de Asperger. Essas doenças são caracterizadas por dificuldades na interação e comunicação social e um repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades. Enquanto algumas pessoas com TEA podem viver de forma independente, outras têm deficiências graves e requerem cuidados e apoio ao longo da vida. Programas de tratamento comportamental e treinamento de habilidades podem melhorar a capacidade de comunicação e o comportamento social, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dessas pessoas³.

O que causa o transtorno do espectro autista?²

Evidências científicas sugerem que vários fatores, tanto genéticos quanto ambientais, contribuem para o aparecimento de distúrbios do espectro do autismo, influenciando o desenvolvimento inicial do cérebro. É importante reforçar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências que façam a ligação de que a vacina do sarampo/caxumba/rubéola provoque o espectro do autismo e que também não há evidências que sugiram que qualquer outra vacina infantil possa aumentar o risco.

Resolução da OMS sobre transtorno do espectro autista³

Em maio de 2014, a Assembleia Mundial da Saúde adotou uma resolução intitulada "Esforços abrangentes e coordenados para o gerenciamento de transtornos do espectro do autismo", que foi apoiada por mais de 60 países. A intenção é fortalecer as habilidades dos países para promover a saúde e o bem-estar de todas as pessoas diagnosticadas com TEA.

Os esforços estão focados em:

  • Contribuir para aumentar o compromisso dos governos e a defesa internacional do autismo;
  • Fornecer orientações sobre a criação de políticas e planos de ação que abordem TEA dentro de uma estrutura mais ampla de saúde mental e deficiências;
  • Contribuir para o desenvolvimento de evidências sobre estratégias eficazes e escalonáveis para a avaliação e tratamento de TEA e outros distúrbios do desenvolvimento.

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger era um diagnóstico usado anteriormente para sinais considerados mais leves do autismo. Em 2013, ela foi finalmente incorporada ao transtorno do espectro autista no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (quinta edição, DSM-5). As pessoas diagnosticadas com síndrome de Asperger se diferem de outros tipos de autismo por suas fortes habilidades de linguagem verbal e capacidade intelectual potencialmente normal. Ela geralmente envolve: 

  • Dificuldade com interações sociais;
  • Interesses restritos;
  • Desejo de igualdade;
  • Pontos fortes distintos (que incluem “foco e persistência notáveis”, “aptidão para reconhecer padrões”, “atenção aos detalhes”;
  • Hipersensibilidade (a luzes, sons, gostos, etc.);
  • Movimentos descoordenados ou falta de jeito;
  • Ansiedade e depressão, entre outros.

Qualidade de vida do autista

Quanto mais cedo a pessoa for diagnosticada com TEA, melhor será a qualidade de vida tanto da criança quanto de seus familiares. Quanto mais informações, referências e apoio prático elas tiverem, mais impacto positivo no seu bem-estar terão. Alguns conseguem viver de forma independente, realizando atividades diárias, enquanto outros, exigem cuidados por toda a vida, devido ao seu grau de incapacidade. Infelizmente, a desinformação ainda faz com que muitas pessoas com transtorno do aspectro autista passem por situações de discriminação, violência, lesões e abuso. Dessa forma, é preciso que seus cuidadores estejam cientes dos seus direitos, como oportunidades iguais de acesso à saúde, com tratamentos comportamentais e programas de treinamento de habilidades para pais e cuidadores, que melhoraram a comunicação e as dificuldades de comportamento social; a educação e de pertencimento à comunidade.



Fontes: 1. Greater awareness and understanding of autism needed. Nações Unidas. Último acesso em 26 de julho de 2021. 2. Questions and answers about autism spectrum disorders (ASD). Organização Mundial da Saúde. Último acesso em 26 de julho de 2021. 3. Autism spectrum disorders. Organização Mundial da Saúde. Último acesso em 26 de julho de 2021.  4. What Is Asperger Syndrome?. Autism Speaks. 5. Folha informativa - Transtorno do espectro autista. Organização PanAmericana de Saúde. Último acesso em 26 de julho de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?