Alergia é uma reação exagerada de hipersensibilidade do sistema imunológico após o contato com algum alérgeno. Pode se manifestar de diversas maneiras, como:

– Asma
– Dermatite atópica, eczema
– Rinite alérgica
– Sinusite alérgica
– Conjuntivite
– Urticária
– Alergia a medicamentos
– Alergias alimentares

Causas
Os principais alérgenos causadores das reações alérgicas são os ácaros, fungos, insetos, pelos de animais, alimentos e medicamentos.

A alergia também pode ser herdada geneticamente.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a alergia do indivíduo e podem ser divididos em leve, moderado e grave, conforme informações abaixo:

– Leve: quando os sintomas afetam um local específico do organismo, por exemplo, um eczema leve, um nariz congestionado ou olhos avermelhados.

– Moderado: são aqueles que podem se espalhar por outras partes do corpo. Como coceira geral ou dificuldades respiratórias (asma).

– Grave: quando há o risco de acontecer uma reação anafilática, que pode provocar uma queda de pressão muito forte e levar o indivíduo a perder a consciência. Este caso precisa de atendimento médico urgente!

Diagnóstico

Histórico clínico e exame físico do paciente permite chegar ao diagnóstico de alergia. Caso seja necessário, o especialista poderá solicitar exames complementares como os testes cutâneos, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, testes de provocação e dietas de eliminação.

Prevenção

Para prevenir as reações alérgicas é preciso evitar ao máximo os agentes alérgenos, como ácaros, poeira, pelos, etc. Por isso, é aconselhado retirar tapetes e cortinas da casa, manter os ambientes limpos e arejados, evitar o fumo e manter uma vida saudável.

Sempre que algum sintoma alérgico aparecer, procure seu médico.