A boa alimentação reflete na saúde, bem-estar mental e físico, além de desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de doenças¹. Entender os benefícios de cada alimento faz com que a ingestão de boas opções seja viável. Cada refeição é composta por nutrientes que são responsáveis por diferentes funções do corpo¹. Listamos aqueles que podem ajudar na boa saúde da pele.  

 

Afinal, o que é a pele? 

É o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção da parte interna do organismo, com funções sensoriais, imunológicas e bioquímicas². Por conta disso, muitas vezes consegue mostrar algum desequilíbrio interno do corpo² 

A aparência da pele depende do consumo nutricional de cada um. Assim, carências nutricionais podem causar maior fragilidade deste órgão, com alterações nos pêlos, surgimento de lesões, rugas e possíveis sangramentos² 

 

Quais alimentos ajudam a pele? 

  • Vitamina A 

A diferenciação celular, bastante visível na pele, é a principal função do componente², seguido da proteção da pele e mucosas¹. Também auxilia na visão, crescimento e vitalidade do cabelo³. 

Principais fontes de vitaminas A¹:  gordura do leite, fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados como brócolis, couve, cenoura e abóbora.  

  • Vitamina E 

Colabora no bom estado dos tecidos (a pele é um deles), atuando também como antioxidante¹. Ajuda na digestão de gorduras¹, retardo do envelhecimento e absorção da vitamina A³. 

Principais fontes de vitaminas E¹:  óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite e nozes. 

  • Vitamina C 

Ajuda na absorção de outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo: ferro e colágeno¹. Contribui no processo de cicatrização da pele e aumenta a resistência contra doenças como a gripe¹ 

Principais fontes de vitaminas C¹:  Acerola, limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango e verduras. 

  • Vitamina D 

Sua fonte principal não é a alimentar, mas sim o contato com radiações solares². Dessa forma, ajuda no desenvolvimento da pele¹. 

  • Magnésio 

Faz parte do grupo de sais minerais, e é facilmente encontrado em fontes animais e vegetais². Está presente em mais de 300 reações metabólicas essenciais para o organismo, ajuda na estabilização das membranas celulares e no processo de permeabilidade da pele². 

Principais fontes de magnésio4: espinafre, tomate, caqui e mexerica. 

 

Fontes: 
1 – Ministério da Saúde – TV Escola. Cuidado com os Alimentos. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf Acesso no dia 19 de fevereiro de 2019.  
2- Pérez-Sánchez A, Barrajón-Catálan E, Herranz-López M, Micol V. Nutraceuticals for Skin Care: A Comprehensive Review of Human Clinical Studies Nutrients2018. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29587342 Acesso no dia 25 de fevereiro de 2019.  
3- Mesa Brasil – SESC. Banco de Alimentos e Colheita Urbana. Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição. 2003. Disponível em http://www.sesc.com.br/mesabrasil/cartilhas/cartilha6.pdf Acesso no dia 19 de fevereiro de 2019. 
4- Prefeitura de Belo Horizonte. Dicionário dos Alimentos. 2012. Disponível em http://www.pbh.gov.br/smaab/cartilhas/dicionario_dos_alimentos.pdf Acesso no dia 19 de fevereiro de 2019.