Quais alimentos são bons para a saúde da pele?

Cada refeição é composta por nutrientes que são responsáveis por diferentes funções do corpo. Conheça:

Publicado em: 26 de fevereiro de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você sabe como cada nutriente age na pele? A boa alimentação reflete na saúde, bem-estar mental e físico, além de desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de doenças1. Entender os benefícios de cada alimento faz com que a ingestão de boas opções seja viável. Cada refeição é composta por nutrientes que são responsáveis por diferentes funções do corpo1. Listamos aqueles que podem ajudar na boa saúde da pele. Mas, afinal, o que é a pele? É o maior órgão do corpo humano, responsável pela proteção da parte interna do organismo, com funções sensoriais, imunológicas e bioquímicas2. Por conta disso, muitas vezes consegue mostrar algum desequilíbrio interno do corpo2.

A aparência da pele depende do consumo nutricional de cada um. Assim, carências nutricionais podem causar maior fragilidade deste órgão, com alterações nos pelos, surgimento de lesões, rugas e possíveis sangramentos2

Quais alimentos ajudam a pele?

  • Vitamina A - A diferenciação celular, bastante visível na pele, é a principal função do componente2, seguido da proteção da pele e mucosas1. Também auxilia na visão, crescimento e vitalidade do cabelo3. Principais fontes de vitaminas A1:  gordura do leite, fígado, gema do ovo, manteiga, vegetais verde-escuros e alaranjados como brócolis, couve, cenoura e abóbora.
  • Vitamina E - Colabora no bom estado dos tecidos (a pele é um deles), atuando também como antioxidante1. Ajuda na digestão de gorduras1, retardo do envelhecimento e absorção da vitamina A3. Principais fontes de vitaminas E1:  óleos vegetais, vegetais verde-escuros como espinafre, germe de trigo, gema de ovo, gordura do leite e nozes. 
  • Vitamina C - Ajuda na absorção de outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo: ferro e colágeno1. Contribui no processo de cicatrização da pele e aumenta a resistência contra doenças como a gripe1. Principais fontes de vitaminas C1:  Acerola, limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango e verduras.
  • Vitamina D - Sua fonte principal não é a alimentar, mas sim o contato com radiações solares2. Dessa forma, ajuda no desenvolvimento da pele1. 
  • Magnésio - Faz parte do grupo de sais minerais, e é facilmente encontrado em fontes animais e vegetais2. Está presente em mais de 300 reações metabólicas essenciais para o organismo, ajuda na estabilização das membranas celulares e no processo de permeabilidade da pele2. Principais fontes de magnésio4: espinafre, tomate, caqui e mexerica.

 

Fontes: 1. Cuidado com os Alimentos. Ministério da Saúde – TV Escola. Último acesso no dia 19 de fevereiro de 2019.  2. Nutraceuticals for Skin Care: A Comprehensive Review of Human Clinical Studies Nutrient. Pérez-Sánchez A, Barrajón-Catálan E, Herranz-López M, Micol. Último acesso no dia 25 de fevereiro de 2019. 3. Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição. 2003. Mesa Brasil – SESC. Último acesso em 19 de fevereiro de 2019. 4. Dicionário dos Alimentos. Prefeitura de Belo Horizonte. Último acesso no dia 19 de fevereiro de 2019. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?