Você provavelmente já sabe que o uso exagerado de antibióticos pode favorecer a resistência das bactérias, mas esse não é o único motivo que pode levar a perda de eficiência do medicamento.

13

Os antibióticos devem ser usados somente no tratamento de infecções bacterianas e sob prescrição médica. Como sua eficácia está relacionada ao agente causador da infecção, nem todos servem para as mesmas infecções.

A resistência aos antibióticos pode afetar pessoas de qualquer idade. Nossa melhor arma para evitar que isso ocorra é o uso consciente de medicamento.

Confira alguns motivos que podem aumentar a resistência de algumas bactérias aos antibióticos:

– Automedicação
Utilização de antibiótico para tratamento de doenças não-bacterianas, como, por exemplo, a gripe. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.

– Abandono precoce de tratamento
Com o esgotamento das ações terapêuticas, infecções hoje tratadas facilmente, poderão, no futuro, causar danos maiores ao organismo. Quem usa um antibiótico inadequado, em dosagens diferentes da prescrição, ou interrompe o tratamento se coloca em risco, porque estas ações podem agravar a infecção e criar bactérias resistentes.

– Uso abusivo de antibióticos
A resistência aos antibióticos acontece quando determinada bactéria se modifica em resposta ao uso desses medicamentos — são as bactérias que ficam resistentes, não os seres humanos. Com o uso inadequado de antibiótico, as bactérias ‘sensíveis’ são eliminadas e as ‘resistentes’ permanecem e se multiplicam.

– Armazenamento incorreto
Antibióticos devem ser mantidos em local seco e fresco. É essencial evitar temperaturas muito altas ou baixas, para que o remédio mantenha a estabilidade por algum tempo. No entanto, isso não autoriza o uso das sobras do medicamento passadas algumas semanas ou o compartilhamento delas com outra pessoa doente. Confira sempre na bula do medicamento o
correto armazenamento e não esqueça de checar sempre a data de validade.

Lembrando ainda que a lavagem correta das mãos e dos alimentos são práticas eficazes para a prevenção da transmissão de bactérias. Ao realizar essas simples tarefas do dia a dia o risco de propagação das bactérias diminui.

Clique aqui e saiba mais no nosso Manual do Uso Racional e Descarte Correto de Medicamentos.

Fontes: O Globo; Fiocruz; CRF-PR; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia