Artrite e artrose são doenças distintas, mas com sintomas muito semelhantes. Por isso, pode gerar confusão e faz com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como um problema único.  

 

A artrite, ou artrite reumatoide (AR), é uma doença inflamatória na qual a principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos possam também ser agredidos¹. Ela é autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que defende o nosso corpo de infecções contra vírus e bactérias, passa a atacar próprio o tecido que envolve as articulações¹.  

 

Se não tratada de forma adequada, a artrite pode levar à destruição das juntas, gerando deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades diárias da vida¹. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens². A artrite geralmente começa entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade².  

 

A artrose é a forma mais comum de artrite³ e se caracteriza pela degeneraçãoou desgaste, da cartilagem entre os ossos³. A atrite entre os ossos é o que causa a dor³. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril³. É claro, também existe um componente de inflamação e sua frequência aumenta com o envelhecimento¹.  

 

A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. 

 

Fontes: 
1 – Depressão e ansiedade podem atingir quem tem artrite reumatoide  Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/depressao-e-ansiedade-podem-atingir-quem-tem-artrite-reumatoide-2/Último acesso no dia 12 de julho de 2019. 
2 Artrite Reumatoide – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-reumatoide/. Último acesso no dia 12 de julho de 2019. 
3 – Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose? – Biblioteca virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Disponível em https://aps.bvs.br/aps/quais-as-diferencas-entre-artrite-osteoporose-e-artrose/Último acesso no dia 12 de julho de 2019.