O outono é caracterizado por temperaturas mais amenas, queda da umidade do ar e uma maior concentração de poluentes. Esses fatores favorecem o aumento de doenças respiratórios durante esta estação, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas¹.

As principais doenças que costumam aparecer nesta época, além da gripe e dos resfriados, são: asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite e alergias respiratórias¹.

No entanto, é possível prevení-las¹:

  • Beba muita água;
  • Tenha uma alimentação saudável com frutas, verduras e legumes que ajudam a manter o metabolismo funcionando e repõe vitaminas necessárias para a imunidade;
  • Mantenha a casa limpa;
  • Umideça o ar do ambiente em que estiver e deixe a casa arejada;
  • Evite aglomerações e locais fechados.

 

Principais doenças

Rinite alérgica e sinusite²

A rinite alérgica acontece quando o paciente entra em contato com algo ao qual é alérgico e a parte interna do nariz (seios da face) fica inflamada e inchada. A rinite alérgica e a sinusite estão ligadas entre si, porque a rinite faz com que o nariz fique congestionado e, com isso, o nariz se enche de líquido, onde os germes podem crescer e causar sintomas da sinusite, como dor de cabeça e secreções nasais amareladas.

A sinusite aguda geralmente desaparece sem a necessidade de tratamento específico. A sinusite crônica pode ser tratada com antibióticos, descongestionantes ou sprays nasais.

 

Asma³

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, geralmente associada a uma hiper-reatividade das vias aéreas e a obstrução do fluxo de ar, que pode ser reversível espontaneamente ou mediante tratamento. A asma costuma estar associada a rinite. Estima-se que 300 milhões de pessoas de todas as idades, em todo o mundo, sofrem de asma.

 

Bronquite crônica⁴

Bronquite crônica e enfisema pulmonar são termos mais conhecidos ​​e que estão contemplados no diagnóstico de “doença pulmonar obstrutiva crônica” (DPOC). A DPOC é termo usado para descrever doenças pulmonares que causam limitações no fluxo de ar pulmonar.

Os sintomas mais comuns são falta de ar ou “necessidade de ar”, produção excessiva de escarro e tosse crônica. Atividades diárias, como subir um pequeno lance de escada, podem se tornar muito difíceis à medida que a doença piora. A DPOC é evitável, mas não curável. O tratamento pode ajudar a retardar a progressão da doença, mas geralmente piora de forma lenta ao longo do tempo.

 

Pneumonia⁵

A Pneumonia é uma forma de infecção respiratória aguda que afeta os pulmões. Para entender, os pulmões são constituídos por pequenos sacos chamados alvéolos, que se enchem de ar quando uma pessoa saudável respira. Quando um indivíduo tem pneumonia, os alvéolos são preenchidos com pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e limita a troca gasosa. Ela é causada por vários agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos.

O tratamento da pneumonia vai depender do agente infeccioso. No caso da pneumonia bacteriana, utiliza-se o antibiótico mais adequado, como o amoxicilina, entre outros. A hospitalização é recomendada apenas para casos graves de pneumonia.

 

 

Fontes:
1- Previna-se das doenças típicas do outono – Portal de Notícias da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Disponível em http://www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br/previna-se-das-doencas-tipicas-do-outono/. Último acesso em 31 de março de 2020.
2 – – Allergic rhinitis and sinusitis – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/respiratory/other/Rhinitis_sinusitis/en/. Último acesso em 31 de março de 2020.
3- Global surveillance, prevention and control of chronic respiratory diseases. A comprehensive approach (pdf) – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43776/9789726751830_por.pdf;jsessionid=594413E88A949567B2EC199F398101BA?sequence=2. Último acesso em 31 de março de 2020.
4 – What is chronic obstructive pulmonary disease (COPD)? – Organização Mundial da Saúde. Disponível em:  https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/chronic-obstructive-pulmonary-disease-(copd). Último acesso em 31 de março de 2020.
5 – Pneumonia – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/pneumonia. Último acesso em 31 de março de 2020.