No último processo seletivo para ingressar no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Eurofarma, 2.445 pessoas se inscreveram para disputar uma das 80 vagas anuais, ou seja, a seleção contou com 31 candidatos por vaga, tornando o curso mais concorrido que muitos vestibulares do Brasil. A maioria dos interessados, 87%, é formada por jovens moradores da região Sul de São Paulo, onde está localizada a sede do Instituto. Criado em 2004, o Centro Eurofarma de Enfermagem conta com um diferencial em relação a outros cursos oferecidos por escolas técnicas de Enfermagem – há uma preparação de seis meses, com reforço em português e matemática, realizada antes do início da formação profissionalizante.

Destinado a jovens com idades entre 17 e 29 anos e que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública, o curso Técnico de Enfermagem tem duração de 24 meses, sendo ministrado por um dos parceiros técnicos do Instituto: Fundação Zerbini – Hospital das Clínicas ou Escola Técnica do Hospital Israelita Albert Einstein. Os dois são responsáveis pela gestão pedagógica e certificação dos alunos.

Ao longo dos anos houve mudanças nesta preparação especial de seis meses. Até 2013, o curso preparatório ministrado pelo Instituto tinha como objetivo trabalhar as competências socioemocionais dos alunos e já aproximar os jovens das temáticas e realidade da saúde. “Entretanto, as evasões e as reprovações permaneciam significativas, e ficou evidenciado que o motivo, na maioria dos casos, não era falta de perfil para a área de saúde, mas o fato dos alunos não terem conhecimentos mínimos sobre cálculo para seguirem adiante no módulo de farmacologia, bem como de gramática e ortografia, necessários para o preenchimento das documentações exigidas na rotina de trabalho. Diante deste cenário, a partir de 2014, o escopo do curso preparatório mudou. No novo formato os alunos têm uma revisão dos conteúdos de língua portuguesa e matemática”, explica Rachel Roitman, gerente do Instituto Eurofarma.

Desde então, o Instituto inicia o preparatório com duas turmas, totalizando 80 alunos. Ao final do curso, os alunos passam por outro processo seletivo e apenas 40 são selecionados para ingressar efetivamente no curso Técnico de Enfermagem. A avaliação vocacional continua relevante para afinar cada vez mais a seleção de jovens com vocação para a profissão. “As entrevistas são feitas com a participação dos nossos parceiros técnicos, de forma a identificar pessoas com perfil adequado para a área de saúde”, conta Elisangela Reis, coordenadora do Instituto Eurofarma.

História de vida transformada Formada em uma das primeiras turmas do curso, em 2005, Daiane Guerreiro de Souza conta a transformação que foi em sua vida ter a oportunidade de frequentar a formação do Instituto Eurofarma. “Quando iniciei a formação no Instituto já tinha 21 anos, agarrei a oportunidade com unhas e dentes, meu filho tinha apenas um ano e era complicado deixar ele para estudar, às vezes doente, mas enxergava a oportunidade de ser uma profissional e dar um futuro melhor para ele. Hoje colho o fruto dessa oportunidade.” Há quatro anos e meio, Daiane trabalha na área de Dermatologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e consegue conciliar com a faculdade de Enfermagem, na qual cursa o 6º semestre. Desde que saiu do Instituto, Daiane fez especializações, como em terapia renal substitutiva e UTI cardiológica, e ainda tem muitos sonhos na profissão. “O Instituto Eurofarma abriu os caminhos para mim, eu não teria tido condições de pagar para fazer este curso, mudou minha vida e agora quero continuar em busca de mais oportunidades, estou estudando para isso. Amo o que eu faço, e tenho vontade de abrir um negócio próprio na área de Enfermagem, algo novo que poucas pessoas conhecem, mas que é permitido, um centro para tratamento de feridas, é o meu sonho”, finaliza Daiane.

FIQUE ATENTO!

As inscrições para o próximo processo seletivo para o curso Técnico de Enfermagem do Instituto Eurofarma serão abertas em 15 de outubro de 2017, com encerramento em 15 de dezembro, e devem ser feitas pelo site www.eurofarma.com.br/cursos. A seleção será realizada em janeiro de 2018 e os candidatos receberão um e-mail com o convite para participar do processo.