Os hábitos alimentares apresentam-se como marcadores de risco para doenças cardiovasculares com o consumo elevado de colesterol, lipídios e ácidos graxos saturados¹. Recentes pesquisas têm apresentado uma relação inversamente proporcional entre doenças cardíacas e o consumo de alimentos como chás, soja e seus derivados, uva e vinho tinto, e mais recentemente o cacau e o chocolate¹. 

 

Estes alimentos têm em comum o fato de serem ricos em flavonoides, substâncias responsáveis por efeitos cardioprotetores¹. O cacau-chocolate tem mostrado, segundo pesquisas recentes, exercer um efeito benéfico sobre a saúde cardiovascular¹. Este efeito pode ser exercido de diversas maneiras: melhorando função plaquetária e sensibilidade à insulina, controlando pressão arterial, reduzindo agregação plaquetária e atuando no sistema antioxidante¹. Assim, o cacau-chocolate poderia ser utilizado como um ajudante das doenças cardiovasculares¹. 

 

Benefícios 

Uma das preocupações de muitas pessoas no período da páscoa é o alto consumo de chocolate que pode trazer uns quilinhos a mais². Entretanto, é possível aproveitar o sabor do chocolate e ainda garantir a saúde e o bem-estar, desde que o consumo seja feito com moderação². Mesmo o chocolate sendo um alimento calórico, ele traz benefícios para a saúde evitando doenças como pressão alta e colesterol ruim. É rico em vitaminas do complexo B e alguns minerais como magnésio, manganês e potássio².  

 

O chocolate também é conhecido por proporcionar sensações de bemestar em seus consumidores. Tudo isto acontece graças a uma substância chamada serotonina². O tipo meio amargo também possui flavonoides, oxidantes responsáveis por prevenir problemas cardíacos² 

 

Benefícios para a saúde³ 

  1. Melhora a saúde do seu coração  

 

Pesquisas recentes sugerem que o chocolate amargo pode beneficiar o coração. Estudos levam a crer que os consumidores de chocolate têm menos risco de desenvolver insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio, provavelmente pelo chocolate melhorar a função plaquetária. 

 

  1. Reduz a pressão arterial  

 

Os benefícios vasculares do cacau parecem estar associados à capacidade de reduzir a pressão arterial. Aparentemente os flavonoides estimulam a produção de óxido nítrico nos vasos, causando vasodilatação. 

 

  1. Redução do risco de acidente vascular cerebral  

 

Estudos demonstram que os benefícios do cacau alcançam os vasos de todo o corpo. Há uma relação inversa entre o consumo de cacau e acidente vascular cerebral. 

 

  1. Melhora do colesterol  

 

O chocolate amargo com pelo menos 60% – 70% de cacau é associado a níveis de LDL (o colesterol que desejamos que fique baixo) diminuído e de HDL (o colesterol que desejamos que fique alto) mais altos. Apesar de conter gordura saturada, a manteiga de cacau parece não ser boa para o colesterol.  

 

  1. Melhora do humor 

 

Os dados sobre o chocolate e depressão são conflitantes. Aparentemente, o consumo de cacau tem sido associado à melhora do humor, possivelmente mediada pelos sistemas de dopamina e de opiáceos. Contudo, já se observou que aqueles com maior ingestão de chocolate parecem apresentar mais sintomas depressivos. Isso se deve possivelmente porque estas pessoas estariam se automedicando com o consumo de chocolate. Mas ainda não há um veredito sobre o assunto. 

 

  1. Melhora Cognitiva  

 

Pacientes com comprometimento cognitivo leve podem se beneficiar com o cacau. Estudo descobriu que a função e flexibilidade cognitiva, bem como fluência verbal, melhoraram significativamente naqueles que consumiam mais cacau, possivelmente isso se deve a melhoria do metabolismo da glicose-insulina. 

 

  1. Chocolate emagrece  

 

E a melhor notícia de todas é que este delicioso alimento emagrece. O consumo de um bom chocolate está associado a um menor índice de massa corporal (IMC). Provavelmente isso se deve as propriedades antioxidantes, bem como a crescente evidência ligando chocolate com benefícios metabólicos. Entretanto, tenha em mente que estamos nos referindo ao chocolate amargo, com o mínimo de 70% de cacau. Então, procure um chocolate de boa qualidade, coma em paz e usufrua de todos estes benefícios! 

 

Fontes: 
1 – CHOCOLATE E OS BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/download/8864/6747. Acesso no dia 25 de abril de 2019.  
2 CHOCOLATE: SAIBA OS BENEFICIOS E OS MALEFICIOS DO PRODUTO. Disponível em https://www.ascom.ufpa.br/links/chocolate_release.pdf. Acesso no dia 25 de abril de 2019. 
3– Sete Benefícios do Chocolate para Saúde Em defesa de um alimento saboroso. Disponível em https://www.tjsc.jus.br/documents/37870/65597/Benef%C3%ADcios+do+chocolate+para+a+sa%C3%BAde.pdf/f0122700-5d0c-455e-b3d6-7c3e5219d076Acesso no dia 25 de abril de 2019.