Chocolate e saúde

O cacau-chocolate exerce um efeito benéfico sobre a saúde cardiovascular

Publicado em: 2 de maio de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Os hábitos alimentares apresentam-se como marcadores de risco para doenças cardiovasculares com o consumo elevado de colesterol, lipídios e ácidos graxos saturados¹. Recentes pesquisas têm apresentado uma relação inversamente proporcional entre doenças cardíacas e o consumo de alimentos como chás, soja e seus derivados, uva e vinho tinto, e mais recentemente o cacau e o chocolate¹.

Estes alimentos têm em comum o fato de serem ricos em flavonoides, substâncias responsáveis por efeitos cardioprotetores¹. O cacau-chocolate tem mostrado, segundo pesquisas recentes, exercer um efeito benéfico sobre a saúde cardiovascular¹. Este efeito pode ser exercido de diversas maneiras: melhorando função plaquetária e sensibilidade à insulina, controlando pressão arterial, reduzindo agregação plaquetária e atuando no sistema antioxidante¹. Assim, o cacau-chocolate poderia ser utilizado como um ajudante das doenças cardiovasculares¹.  

Benefícios 

Uma das preocupações de muitas pessoas no período da páscoa é o alto consumo de chocolate que pode trazer uns quilinhos a mais². Entretanto, é possível aproveitar o sabor do chocolate e ainda garantir a saúde e o bem-estar, desde que o consumo seja feito com moderação². Mesmo o chocolate sendo um alimento calórico, ele traz benefícios para a saúde evitando doenças como pressão alta e colesterol ruim. É rico em vitaminas do complexo B e alguns minerais como magnésio, manganês e potássio².   

O chocolate também é conhecido por proporcionar sensações de bem-estar em seus consumidores. Tudo isto acontece graças a uma substância chamada serotonina². O tipo meio amargo também possui flavonoides, oxidantes responsáveis por prevenir problemas cardíacos² Conheça os benefícios para a saúde³ 

    1. Melhora a saúde do seu coração: Pesquisas recentes sugerem que o chocolate amargo pode beneficiar o coração. Estudos levam a crer que os consumidores de chocolate têm menos risco de desenvolver insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio, provavelmente pelo chocolate melhorar a função plaquetária;
    2. Reduz a pressão arterial: Os benefícios vasculares do cacau parecem estar associados à capacidade de reduzir a pressão arterial. Aparentemente os flavonoides estimulam a produção de óxido nítrico nos vasos, causando vasodilatação. 
    3. Redução do risco de acidente vascular cerebral: Estudos demonstram que os benefícios do cacau alcançam os vasos de todo o corpo. Há uma relação inversa entre o consumo de cacau e acidente vascular cerebral. 
    4. Melhora do colesterol: O chocolate amargo com pelo menos 60% – 70% de cacau é associado a níveis de LDL (o colesterol que desejamos que fique baixo) diminuído e de HDL (o colesterol que desejamos que fique alto) mais altos. Apesar de conter gordura saturada, a manteiga de cacau parece não ser boa para o colesterol.  
    5. Melhora do humor: Os dados sobre o chocolate e depressão são conflitantes. Aparentemente, o consumo de cacau tem sido associado à melhora do humor, possivelmente mediada pelos sistemas de dopamina e de opiáceos. Contudo, já se observou que aqueles com maior ingestão de chocolate parecem apresentar mais sintomas depressivos. Isso se deve possivelmente porque estas pessoas estariam se automedicando com o consumo de chocolate. Mas ainda não há um veredito sobre o assunto. 
    6. Melhora Cognitiva: Pacientes com comprometimento cognitivo leve podem se beneficiar com o cacau. Estudo descobriu que a função e flexibilidade cognitiva, bem como fluência verbal, melhoraram significativamente naqueles que consumiam mais cacau, possivelmente isso se deve a melhoria do metabolismo da glicose-insulina. 
    7. Chocolate emagrece: E a melhor notícia de todas é que este delicioso alimento emagrece. O consumo de um bom chocolate está associado a um menor índice de massa corporal (IMC). Provavelmente isso se deve as propriedades antioxidantes, bem como a crescente evidência ligando chocolate com benefícios metabólicos. Entretanto, tenha em mente que estamos nos referindo ao chocolate amargo, com o mínimo de 70% de cacau. Então, procure um chocolate de boa qualidade, coma em paz e usufrua de todos estes benefícios! 


 

Fontes: 1 – CHOCOLATE E OS BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES. Acesso no dia 25 de abril de 2019.  2- CHOCOLATE: SAIBA OS BENEFICIOS E OS MALEFICIOS DO PRODUTO. Acesso no dia 25 de abril de 2019. 3- Sete Benefícios do Chocolate para Saúde Em defesa de um alimento saboroso. Acesso no dia 25 de abril de 2019.
Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?