Como cuidar do colesterol alto

Esta condição está entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares

Publicado em: 6 de junho de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O colesterol não é inteiramente o vilão da saúde, porém seu nome está sombriamente ligado a ataques cardíacos, derrames e outros tipos de doenças cardiovasculares. O corpo de um ser humano precisa de colesterol, que é um tipo de lipídio (outro nome para gordura) que ajuda a produzir membranas celulares, hormônios importantes como testosterona e estrogênio e ácidos biliares necessários para digerir e absorver gorduras e vitamina D¹. O corpo transporta o colesterol em duas partículas principais: lipoproteína de baixa densidade (LDL), chamado colesterol ruim, e lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom. Excesso de LDL na corrente sanguínea ajuda a criar as placas prejudiciais cheias de colesterol que crescem dentro das artérias. Ou seja, o que é "ruim" sobre o colesterol não é a substância em si, mas o quanto dele existe na corrente sanguínea e em que tipo de transportador¹.

LDL alto
Mas o que faz com que o nível de LDL de uma pessoa seja alto? Na maioria das vezes, alimentação desequilibrada é a principal culpada. Uma dieta baseada em alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e carboidratos de fácil digestão aumenta o LDL¹. A boa notícia é que o colesterol alto pode ser tratado, reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames, com algumas mudanças no estilo de vida, com comportamentos mais saudáveis²: 

  • Alimentação mais saudável para o coração:  do ponto de vista dietético, a melhor maneira de diminuir o colesterol é reduzir a gordura saturada e a gordura trans. A American Heart Association recomenda limitar a gordura saturada a 5 a 6% das calorias diárias, reduzindo, se necessário, a ingestão de carne vermelha e laticínios feitos com leite integral (substituindo por leite desnatado, laticínios com pouca ou sem gordura). Limitar as frituras e cozinhar com óleos saudáveis, como óleo vegetal, também são importantes. Uma dieta saudável para o coração também inclui frutas, legumes, grãos integrais, aves, peixes e nozes. E não esqueça de reduzir os alimentos e bebidas açucarados;
  • Torne-se mais ativo fisicamente:  ou seja, pratique alguma atividade física. Um estilo de vida sedentário reduz o colesterol HDL (bom). Apenas 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana são suficientes para diminuir o colesterol e a pressão alta. E há muitas boas opções: caminhada rápida, natação, ciclismo ou até uma aula de dança;
  • Parar de fumar:  fumar reduz o colesterol HDL (bom). Ao parar, os fumantes podem diminuir seus níveis de colesterol e ajudar a proteger as artérias. Os não fumantes devem evitar a exposição ao fumo passivo;
  • Perdendo peso: estar acima do peso ou obeso tende a aumentar o colesterol LDL (ruim) e diminuir o colesterol HDL (bom). Uma perda de peso de apenas 10% pode ajudar a melhorar os números altos.
     

 

Fontes: 1. Cholesterol. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Último acesso em 26 de julho de 2021. 2. Prevention and Treatment of High Cholesterol (Hyperlipidemia). American Heart Association. Último acesso em 26 de julho de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?