Como prevenir a trombose

A trombose possui causas diversas e a maior parte delas é evitável

Publicado em: 23 de janeiro de 2020  e atualizado em: 11 de outubro de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas¹. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região¹. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado embolia¹. Esta embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a sérias lesões¹. A trombose representa a terceira causa mais comum de doença cardiovascular nos Estados Unidos, com cerca de 200.000 novos casos por ano². No Brasil, a incidência mostra-se em torno de 0,6 por 1.000 hab/ano².

A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos¹. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose¹. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações¹. Ela possui causas diversas e fatores de risco¹. A maior parte delas é evitável, então procure sempre um médico e faça exames regularmente. Mantenha também um estilo de vida saudável¹. As principais causas da trombose são¹: 

Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;

Tabagismo;

   Ficar sentado ou deitado muito tempo;

Hereditariedade;

   Gravidez;

   Presença de varizes;

    Idade avançada;

Pacientes com insuficiência cardíaca;

Tumores malignos;

Obesidade;

Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos;

História prévia de trombose venosa.

Prevenção

Pequenos cuidados podem prevenir a trombose tanto pós-cirurgia como no cotidiano¹. Por isso, é fundamental manter-se em movimento, se possível, fazer atividades físicas rotineiramente¹. Além de ingerir bastante líquido¹. Caso você tenha que fazer algum tratamento ou tomar algum medicamento, como prevenção de trombose, não fique com dúvidas e pergunte sempre¹.

Viajantes (especialmente de viagens aéreas), sem fatores de risco conhecidos, devem receber somente conselhos preventivos: ingerir líquidos em abundância, evitar álcool e consumo de café e a cada duas a três horas de alongamento dos músculos da panturrilha e/ou uma curta caminhada³. Algumas atitudes também ajudam a diminuir o risco de se desenvolver uma trombose¹:

  • Evitar o aumento do peso corporal;
  • Usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica;
  • Movimentar-se ao máximo no dia, respeitando as limitações orientadas pela equipe de saúde;
  • Realizar exercícios recomendados pela equipe de saúde;
  • Parar de fumar;
  • Ingerir líquidos.

 

Combate à Trombose

Fontes: 1. Trombose: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção – Ministério da Saúde. Último acesso em 19 de dezembro de 2019. 2. Controvérsias no diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda pela ecografia vascular – Scielo. Último acesso em 19 de dezembro de 2019. 3. Trombose venosa profunda - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Último acesso em 19 de dezembro de 2019.
 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?