O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano, com seis milhões de mortes segundo a OMS.

9

O AVC decorre da insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro e tem diferentes causas: malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).

O risco aumenta com a idade, sobretudo após os 55 anos. O aparecimento da doença em pessoas mais jovens está mais associado a alterações genéticas. Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares também têm mais chances de ter um derrame. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o fumo aumenta a probabilidade do AVC, sendo responsável por cerca de 25% das doenças vasculares, entre elas, o derrame cerebral.

Aprenda a reconhecer o AVC

Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:
– Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
– Confusão, alteração da fala ou compreensão;
– Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
– Alteração do equilíbrio, coordenação , tontura ou alteração no andar;
– Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Se você ou alguém que você conhece estiver com um destes sintomas ligue imediatamente para o serviço de ambulância de emergência da sua cidade. O atendimento rápido diminui a chance de sequelas.

Fontes: OMS, Ministério da Saúde, Portal Brasil, Rede Brasil AVC