A importância de se conhecer os tipos de câncer

No Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, conscientize-se sobre a doença para auxiliar na redução de seu impacto

Publicado em: 4 de fevereiro de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os tipos de cânceres existentes para reduzir seu impacto mundial1. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2017 foram estimados 582.590 novos casos de câncer no país – sendo 282.450 em mulheres e 300.140 em homens2. Em 2018, o Instituto estimou mais de 600 mil casos da doença no país2. Se informar é a melhor forma de se prevenir e se tratar.

Conheça os cânceres mais comuns3 

  • Boca - Começa por pequenas alterações nos lábios, língua, bochechas, embaixo da língua, gengivas ou céu da boca4. Podem ser pequenos nódulos, machucados, alterações de cor ou manchas – até mesmo indolores. Normalmente afeta pessoas acima de 40 anos de idade. Entre os fatores de risco, estão o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, contração do vírus HPV e a exposição solar sem proteção4.
  • Colo de útero - Conhecido também como câncer cervical, é normalmente transmitido pelo vírus HPV por meio de relação sexuais sem proteção5. É um dos mais comuns nas mulheres5.
  • Colorretal - Atinge o cólon (parte do intestino grosso) e, caso detectado precocemente, muitas vezes pode ser tratado e curado6. Normalmente, tem origem de lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso6. A melhor forma de se prevenir é com uma dieta rica em vegetais e laticínios, e pobre em gordura, além da prática de exercícios físicos6.
  • Esôfago - Normalmente é assintomático – quando os sintomas aparecem, geralmente está em estágio avançado -, e surge com o aparecimento de células malignas na região7. Costuma atingir mais homens que mulheres e os fatores de risco são: consumo de bebidas muito quentes, bebidas alcóolicas, alimentos defumados e tabaco7.
  • Estômago - Existem três tipos: adenocarcinomas (95% dos casos), linfomas (3% dos casos) e leiomiossarcomas (muito raro, sem estimativa da incidência)8. Geralmente afeta homens acima de 70 anos de idade – cerca de 65% das pessoas atingidas possuem mais de 50 anos da idade (8). Uma forma de prevenção é com uma dieta rica em vegetais crus, frutas cítricas e alimentos com fibra8
  • Leucemia - A doença atinge os glóbulos brancos (sangue), e tem origem desconhecida9. Contudo, existem alguns fatores que podem ajudar no seu desenvolvimento: tabagismo, exposição à radiação, Síndrome de Down e outras doenças hereditárias, exposição ao benzeno, quimioterapia ou, ainda, outras desordens sanguíneas, como a síndrome meiolodisplásica9.
  • Mama - O tumor cresce nas células mamárias e faz com que cresçam de forma anormal10. Caso seja diagnosticado precocemente, as chances de cura são altas10. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas raramente pode afetar homens – cerca de 56 ocorrências a cada 100 mil mulheres diagnosticadas10. Entre os fatores de risco, o excesso de peso, dieta desequilibrada e vida sedentária podem aumentar as chances de desenvolvimento, além da ingestão excessiva de álcool e tabaco10. Mulheres que tiveram menstruação precoce (antes dos 12 anos de idade), menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, as que nunca tiveram filhos e as que realizaram terapia de reposição hormonal pós-menopausa possuem maiores riscos10.
  • Pele - É o tipo de câncer mais incidente na população nacional11. Possui duas formas: o melanoma e o não-melanoma11. O segundo normalmente tem altas taxas de cura, caso detectado precocemente e tratado de forma adequada11. Os dados mostram que o não melanoma representa 29% dos casos de tumores registrados no Brasil11. A principal causa é a exposição ao sol sem proteção, e acomete geralmente pessoas acima dos 40 anos com a pele clara11
  • Próstata - É o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma12. O risco é de cerca de 61 casos a cada 100 mil homens12. O fator de risco é a idade avançada e parentes de primeiro grau que sofreram com a enfermidade – o que aumenta de 3 a 10 vezes as chances de desenvolvê-la12
  • Pulmão - É o tumor maligno mais comum em todo o mundo, e em 90% dos casos é causado pelo tabagismo13. Dados mundiais de 2012 mostram que 1,82 milhão de pessoas foram acometidas por esse câncer13. Evitar o tabagismo é essencial para a prevenção – fumantes têm de 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver13. Uma dieta balanceada com frutas e verduras também pode ajudar, e é essencial evitar a exposição a agentes químicos (arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás mostarda e éter de clorometil13.
  • Tireoide - As chances de cura do câncer de tireoide são de cerca de 95% - caso diagnosticado precocemente e com o devido tratamento14. É um tipo de câncer raro – corresponde de 2% a 5% dos casos em mulheres e 2% em homens14. Não existem evidências dos fatores de risco, mas estudos mostram que a exposição à radiação ionizante durante a infância pode ajudar o desenvolvimento14. 

Confira alguns links interessantes e informe-se sobre o assunto: 




Fontes:  1. Dia Mundial de Luta contra o Câncer. Ministério da Saúde. 2018. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2.  INCA estima que haverá cerca de 600 mil casos novos de câncer em 2018. INCA – Instituto Nacional de Câncer. 2018. Último acesso em 28 de junho de 2021. 3. Principais tipos. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 4. Boca. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 5. Colo de útero. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 6. Colorretal. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 7. Esôfago. Fundação do Câncer.  Último acesso em 28 de junho de 2021. 8. Estômago. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 9. Leucemia. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 10. Mama. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 11. Pele. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 12. Próstata. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 13. Pulmão. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021. 14. Tireoide. Fundação do Câncer. Último acesso em 28 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?