Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Depressão


A depressão é uma doença psíquica, já conhecida como o mal do século. É caracterizada pela alteração do humor, fazendo com que o paciente se sinta triste, cansado e desanimado. A doença pode se manifestar em qualquer período da vida, atingindo desde crianças até idosos.

Causas
Os fatores que podem levar um indivíduo à depressão podem ser de ordem orgânica (genética, alterações do cérebro, consumo de bebidas alcóolicas, etc) e psicológicos (estresse, traumas, pós-parto).

Sintomas
Os sintomas clássicos da depressão são tristeza (prolongada e profunda), pessimismo, medo insegurança e baixa autoestima. Alguns pacientes podem apresentar sintomas clínicos como insônia, cansaço e dores.

Diagnóstico
Não há exame específico para detectar a depressão. Mas o paciente precisa ficar atento se apresentar os sintomas clássicos (como tristeza, falta de esperança, distúrbio nos sonos, baixa autoestima, entre outros) por mais de duas semanas e procurar ajuda médica.

Prevenção
Exercícios físicos podem ser fundamentais na prevenção da depressão, pois são fonte de endorfina.

Tratamento
Basicamente o tratamento da depressão é medicamentoso, os antidepressivos. Alguns pacientes podem precisar de outras terapias associadas, como as psicoterapias.