18

O INCA – Instituto Nacional do Câncer, é uma das principais referências em pesquisa, tratamento e coordenação de ações relacionadas à prevenção e controle do câncer no Brasil. As dicas abaixo servem para vários tipos de câncer, e ajudam a ter uma vida mais saudável e balanceada:

 

1 – Pare de fumar. Assim, você evita a inalação de mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas.

2 – Procure ter uma alimentação mais saudável. Trocar alimentos ultra-processados, gordurosos e enlatados por frutas, legumes, verduras e cereais diminui em pelo menos 40% as chances de desenvolvimento de algum tipo de câncer. Inclua também gorduras de origem vegetal, como azeite extra virgem ou óleo de girassol na dieta.

3 – Limite a quantidade de bebidas alcoólicas. Uma taça de vinho ou um copo de cerveja por dia estão dentro dos limites recomendados.

4 – Mantenha o peso ideal. Estar acima do peso contribui para o desenvolvimento de vários tipos de câncer.  A boa alimentação e o exercício físico podem te ajudar com isso.

5 – Exercite-se! Atividades físicas moderadas, como trocar o elevador pelas escadas ou levar o cachorro para passear, se feitos pelo menos por 30 minutos todos os dias, ajudam a movimentar o corpo e mantê-lo ativo.

6 – Mulheres tem cuidados extras. Se você tem 40 anos ou mais inclua o exame clínico das mamas em sua rotina anual. Se você tem mais de 50 anos coloque também a mamografia em sua lista. Se alguma mulher em sua família já teve câncer de mama antes dos 50 os exames precisam começar mais cedo, aos 35 anos.

7 – Faça exames preventivos. Mulheres entre 25 e 64 anos precisam incluir exames ginecológicos em sua rotina, para prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero.

8 – Cuidados extras acima dos 50 anos. Procure fazer um exame de sangue oculto nas fezes pelo menos a cada dois anos. Isso ajuda a detectar problemas no sistema digestivo.

9 – Cuidado com o sol! Evite a exposição prolongada entre 10h e 16h e aproveite todos os recursos de proteção, como chapéu, roupas compridas e protetor solar. Isso ajuda a reduzir os riscos de câncer de pele.

10 – Cuide do seu sorriso! Mantenha uma escovação adequada, incluindo a língua, e consulte seu dentista regularmente.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer