Dia 11 de outubro é considerado o Dia Mundial da Obesidade e também o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade ¹. A data tem o objetivo de elucidar o combate à doença e de gerar conscientização para as ações de prevenção diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas¹ 

 

No mundo, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, com obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões². A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo². 

 

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância daatividade físicae daalimentação adequada¹. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias¹ 

 

A obesidadeé caracterizada pelo acúmulo excessivo degordura corporal no indivíduo³ A obesidade é fator de risco para uma série de doenças³. O obesotem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras³. São muitas as causas da obesidade³. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas³. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista³. 

 

Tratar a obesidade com respeito implica disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável². 

 

Causas (4)

As pessoas engordam por quatro motivos: comem muito, têm gasto calórico diminuído, acumulam gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las. O gasto calórico significa a queima de energia que uma pessoa apresenta durante as 24 horas do dia e isso inclui o gasto calórico com a alimentação (energia gasta nos processos de digestão, absorção e transporte de nutrientes) e com a atividade física. 

 

A capacidade de transformar calorias em gorduras varia de indivíduo para indivíduo e isso explica porque duas pessoas com o mesmo peso e altura, que comem os mesmos alimentos, podem fazer gordura com menor ou maior eficiência 

 

A habilidade de queimar gorduras também varia de pessoa para pessoa. Podemos queimar as calorias do nosso organismo a partir das gorduras do tecido adiposo, das proteínas dos músculos e do glicogênio do fígado, entre outros. O indivíduo apresentará menor tendência de engordar e maior capacidade de emagrecer quanto maior for a sua capacidade de queimar as gorduras. Todas essas condições ocorrem não apenas por mecanismos orgânicos, mas, em especial, por fatores genéticos. 

 

Os prejuízos que o excesso de peso pode causar ao indivíduo são muitos e envolvem desde distúrbios não fatais, embora comprometam seriamente a qualidade de vida, até o risco de morte prematura.  

 

Prevenção (5)

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças. 

 

Fontes: 
1 – 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade –  Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Disponível em https://www.endocrino.org.br/11-de-outubro-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade-2/Último acesso em 03 de outubro de 2019.  
2 – Obesidade eu trato com respeito – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Disponível em https://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/foldergrafica_diamundialobesidade2016.pdfÚltimo acesso em 03 de outubro de 2019. 
3 – Obesidade – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Disponível em https://www.endocrino.org.br/obesidade/. Último acesso no dia 10 de abril de 2019. 
4  Obesidade e Desnutrição – Ministério da Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/obesidade_desnutricao.pdfÚltimo acesso no dia 10 de abril de 2019. 
5 – 10 Coisas de que você precisa saber sobre a obesidade – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Disponível em https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/Último acesso no dia 10 de abril de 2019.